saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 12 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
cerca de 30 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
17
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Todas, adentro do projeto cada docente desenvolve por semana a manutenção da horta com as turmas.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
75
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias vêm realizar algumas plantações ou enviam plantações em garrafões PET. A vinda à escola é consoante a disponibilidade familiar e laboral de cada um. Os pais marcam com as coordenadoras ou direção da escola, o dia e hora que estão disponíveis.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Este ano letivo, devido à pandemia, a horta da escola ficou sem ter manutenção, pois as entidades locais disponibilizaram pessoal para virem à escola colaborar e ensinar os alunos mas a data prevista, em abril, ficou suspensa. Por isso, os pais realizaram com os filhos plantações em casa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta é distribuída para manutenção semanalmente por turma. Cada turma, em horário estipulado com o professor da curricular e com apoio dos professores das extras, marcam um dia e hora para regar, plantar e arrancar ervas daninhas.
7. Como é feita a preparação do solo?
No inicio do ano pedimos a colaboração de um jardineiro às entidades locais para preparar o terreno e durante o ano a manutenção é feita pelos alunos, professore e funcionários. De vez em quando temos a colaboração de encarregados de educação/familiares dos alunos.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A escola tem um compostor, onde uma funcionária está responsável pela sua manutenção. Coloca restos de comida, cascas de verduras e de fruta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Devido à pobreza do solo (muito rochoso e falta de terra=, a cultura não pode ser muito diversificada. Temos ervas aromáticas, batata doce; 1 romanzeira, 1 bananeira, 1 pitangueira e 1 araçaleiro.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
De mangueira.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, pela funcionária da escola responsável pela horta. Diariamente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Elaboração de uma salada de fruta (sobremesa do almoço) com algumas frutas da nossa horta para celebrar o Pão por Deus.
Atividade 2:
Descrição:
Apresentação da nossa horta.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
https://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fescolas.madeira-edu.pt%2Feb1percaldeira%2FProjetosAtividades%2FJornalinho%2Ftabid%2F11497%2FDefault.aspx%3Ffbclid%3DIwAR08VpA1ZTlVnH8zeKGLFl8DLsUNiHrebq33Zq6xtInjqiL6SHANEDBA7dI&h=AT2BUGM-ifXfpQg61hnvcZ-X5Gio0iv