As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Jardim Escola João de Deus (Torres Vedras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Também são as famílias que nos trazem as capsulas do café que utilizamos na compostagem, que depois se transforma em fertilizante para a terra.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Neste momento, são apenas os meninos da Infantil que tratam da nossa horta, uma vez que os alunos do 1º Ciclo estão a ter aulas em casa.
Ambos os grupos são acompanhados quer pelas educadoras, quer pelas funcionárias do Jardim Escola, em estreita colaboração dos familiares dos alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Sempre que temos folhas caídas das árvores, pequenos ramos ou ervas sem sementes, as mesmas são cortadas (pelos alunos) e colocados na composteira. Normalmente este processo começa logo no início do ano letivo, não só poruqe é outono e é quando mais caem, como, para que, quando chegamos a março, tenhamos o "produto" necessário para o cultivo da nossa horta.
Também as borras de café são utilizadas na nossa compostagem. Aqui, também as famílias contribuem, trazendo as cápsulas de café que utilizam em casa. Na escola retiramos as borras e utilizamos as cápsulas em trabalhos com os alunos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Com o envolvimento de todos, os meninos foram apanhando os produtos que já estavam com tamanho adequado, para os usarem nas suas refeições, nomeadamente na confeção de sopas e saladas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Todas as turmas do 1º Ciclo e da Infantil, têm aulas de "campo", onde lhes é proporcionada uma experiência, tendo em conta a matéria lecionada. Desde as partes constituintes das plantas, às partes comestíveis das mesmas (folhas, fruto, caule...), às quantidades utilizadas nos cálculos matemáticos ou situações problemáticas, à medição do perímetro e da área dos terrenos, aos cálculos de capacidade de água que necessitaríamos para a rega, aos nomes das espécies e expressões escritas que tinham como tema a nossa horta e os seus produtos, bem como a elaboração de receitas de culinária, que tinham por base o que colhíamos da horta.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: