saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
12 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Todas as áreas curriculares das OCEPEs
3.3. N.º de alunos envolvidos:
25
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Numa fase inicial um avô veio ajudar 1 vez por semana. Posteriormente ao primeiro mês, mais um avô veio ajudar na manutenção da horta, vindo uma vez por mês.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Notamos uma maior sensibilização das crianças para todos os processos associados à agricultura biológica, e em associação notamos igualmente uma maior sensibilidade para a importância de uma alimentação saudável e sustentável (percebido através do feedback das famílias e das próprias crianças, sendo que nos dias em que usamos legumes da horta nas nossas refeições, foi evidente que as crianças comiam melhor os legumes).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
É da responsabilidade da sala heterogénea 4 (do primeiro piso), regar a horta sempre que necessário. E duas vezes por semana, irem verificando se há necessidade de arrancar ervas e acompanhar o crescimento dos legumes/plantas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Um avô, funcionárias da escola e o grupo de crianças da sala 4 envolveram-se na limpeza da terra, retirando todas as ervas. Depois, aproveitamos o composto retirado do nosso compostor, assim como estrume de animal, trazido pelo avô para fertilização da terra. E finalmente também com a ajuda do avô, as crianças procederam à plantação das sementes na terra.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Usamos restos de verduras, cascas de ovo, e também cascas de frutas e legumes que recolhemos na nossa cozinha. Usamos também ramos de árvores aparados e a folhagem que vai caindo das árvores do nosso exterior.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve Coração
Cebola
Alface
Nabiças
Alho Francês
Ervas Aromáticas
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que o grupo da sala 4 vai à Horta observa se existem insetos prejudiciais, e se os encontrar procede à sua retirada.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Ida ao Mercado Semanal
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Das nabiças que as nossas crianças conseguiram apanhar, foi possível fazer em contexto de sala (envolvendo 25 crianças) a preparação da sopa que depois foi para a nossa cozinha para ir ao fogão ser cozinhada pelas nossas cozinheiras.
Desenvolvemos esta sopa 3 vezes que depois serviu para a refeição não apenas desta sala mas de todas as salas do pré-escolar.
Atividade 2:
Descrição:
Ida ao mercado semanal da nossa cidade com o grupo de crianças da sala 4. Foram observar os legumes e plantas que estariam nas bancas dos agricultores do nosso concelho. Este ano apenas foi possível realizar esta atividade uma vez.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A experiência proporcionada às crianças de mexer na terra, e de se envolverem em todas as fases do desenvolvimento/manutenção da horta, estimula um leque de diversas aprendizagens tão importantes para o crescimento das nossas crianças.
A participação dos avós permite também uma riqueza de partlha de saberes intergeracional.
15.1. Link para a página da horta:
Apenas publicamos no nosso jornalinho que é enviado aos pais por email.