As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Associação de Promoção Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Moita do Boi (Pombal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta biológica à mais ao menos 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

7m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oficinas criativas/ Expressão Corporal

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais participam ao trazer sementes e hortícolas para plantar na horta

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças aprendem e tem conhecimento de todo o processo de como se cultiva,como se trata da horta biológica, participam ativamente na atividade e comem do que tiramos da horta. A comunidade gosta de participar doando sementes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

1º grupo vai limpando as ervas
2º grupo prepara a terra para colocar o composto
3º grupo planta as hortícolas ou semeia as sementes
4º grupo organiza-se pelo mapa da Brigada Eco Escolas para a rega, sempre que necessário e a manutenção da horta
5º grupo vigia a horta para que não poluam o espaço ou danifiquem as plantas
6º grupo coloca todos os dias os restos da fruta no compostor e coloca folhas secas

7. Como é feita a preparação do solo?

Faz-se a limpeza da terra tirando as ervas e colocam-nas no compostor
Um adulto cava a terra para preparar o local que se vai semear ou plantar as hortícolas
Coloca-se composto onde se coloca as hortícolas
Prepara-se um garrafão com urtigas e água e essa água vai ser utilizada como fertilizante e para afastamento de pragas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Todos os dia a Brigada Eco Escolas coloca os restos da fruta no compostor
Fazemos a recolha de folhas secas para o compostor
Sempre que está seco rega-se com água dos reservatórios

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas/ Ervilhas/ Couves/ Ervas aromáticas/ Batatas/ Milho

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As crianças orientam-se pelo mapa da Brigada Eco Escolas, quando é necessário regar, cada semana é um grupo a regar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. colocamos num borrifador água e misturamos com a água das urtigas, misturamos e pulverizamos uma vez por semana se for preciso.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Participação nos concursos Eco Escolas e no Dia Eco Escolas.
As crianças participam junto dos pais e avós a semear e plantar no Dia Eco Escolas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: