As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Passos que demos para fazer o composto.
1º Dispusemos no fundo uma camada ramos cortados, para permitir a ventilação e o escoamento de água;
2º Na camada seguinte misturamos restos de vegetais e frutas, cortes de jardim e restos de colheitas agrícolas;
3º Nas camadas seguintes intercalamos restos de resíduos húmidos (legumes, cascas de fruta, cortes de relva) com resíduos secos (folhas velhas, pequenos ramos);
4º Misturamos os resíduos e cobrimos com folhas e ramos secos, que evitarão a presença de insetos;
5º Reviraremos periodicamente o composto e verificaremos a humidade.
O que se deve colocam no composto?
Colocamos apenas: restos de vegetais e cascas de fruta e de ovos, borras de café, saquetas de chá, pequenos pedaços de papel absorvente ou jornais, corteis de jardim, restos de colheitas agrícolas, aparas de madeira e serradura, e pequenas quantidades de cinza.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: