As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica e Secundária da Calheta/ PE da Calheta - Pólo da Calheta (antiga EB/S da Calheta) (Calheta (Madeira))
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Acontecem pelo menos 4 vezes por mês, envolvem os alunos do projeto e são à comunidade. O impacto é muito positivo uma vez que os produtos são todos vendidos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Acontecem sempre que há solicitação de professores e de acordo com a disponibilidade do professor responsável, em média acontecem quatro por período letivo. O impacto é muito positivo os alunos tem oportunidade de observar e consolidar os conhecimentos adquiridos em contexto de sala de aula no habitat natural, mostram sempre muito entusiasmo e interesse pelas temáticas que vão sendo abordadas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Realizam se pelo menos duas vezes por período e abrangem variadíssimas temáticas: resíduos, separação do lixo, consumo de água e energia, alterações climáticas, agricultura biológica, técnicas de multiplicação de plantas, enxertias, podas, etc. Relativamente ao impacto é considerado muito positivo, uma vez que as temáticas e as atividades são diversas e vão ao encontro dos interesses dos envolvidos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: