As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Escultor Francisco dos Santos (antiga EB 2,3 de Fitares) (Sintra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os dois mercadinhos realizados tiveram uma grande adesão por parte da comunidade educativa com venda imediata de praticamente todos os produtos hortícolas disponíveis. Os alunos responsáveis pela sua dinamização estiveram também muito empenhados, tirando do seu tempo sem aulas para estar presentes e ajudar.
Para além dos mercadinhos são por vezes feitas ofertas de produtos da horta à comunidade educativa, como por exemplo, alimentos colhidos e ainda folhas de plantas para chá e ramos para decoração interior, resultantes da poda das plantas e árvores.
Das publicações do Programa Eco-Escolas realizadas no Facebook e Instagram da Escola, são as referentes à Horta que mais interações (likes e comentários) têm.
Alunos que não têm compatibilidade com o horário fixo da Horta solicitam para ir para a Horta em outros horários e dias, tendo sido criada a Brigada da Rega da Horta de acordo com os seus horários.
Desde o seu início os alunos respeitam o espaço da Horta, não danificando nem roubando produtos hortícolas.
O interesse crescente pelo contacto com a Natureza e o prazer na recolha dos produtos produzidos assim como o entusiasmo na observação semanal do crescimento das plantações e nas descobertas de biodiversidade quando estão a tratar da Horta.
O conhecimento do ciclo de vida de cada uma das espécies vegetais e os cuidados a ter para o seu desenvolvimento.
Sensibilização para a implementação de técnicas biológicas, comprovando-se o sucesso das mesmas, e a surpresa de quem prova os alimentos, pelo seu sabor e textura, sem adição de químicos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas são repartidas por todos conforme a necessidade em cada semana, havendo três grupos de trabalho orientados por cada uma das professoras presentes. Quando possível, há grupos de alunos que trabalham autonomamente, tendo tarefas específicas atribuídas semanalmente.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Alguns membros da comunidade educativa trazem de suas casas restos vegetais e borras de café, que são também colocados no compostor, habitualmente.
Dois alunos da Brigada da Horta são responsáveis por revolver o composto regularmente.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Flores à volta do canteiro das aromáticas: alium aflatunense e alium sphaerocephalon.
Culturas: morangueiro, alho, aipo, alface, couve-galega, ervilha, batata, rábano, espinafre, brócolo, abóbora e cenoura.
Flores, frutos e aromáticas no talhão inferior: girassol, fisális e cebolinho.
Pomar: laranjeira, pereira, romãzeira e limoeiro.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Na última reunião do Conselho Eco-Escolas foi analisada a implementação de um sistema de recolha de água da chuva de modo a reduzir-se o consumo de água da rede pública gasta na rega da horta, mas entretanto ficou por concluir devido à suspensão das aulas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os mercadinhos foram dinamizados por alunos da Brigada, responsáveis por anunciar e vender os produtos hortícolas recolhidos na Horta, os vasos de morangueiros construídos pela Brigada e ainda pela recolha e contabilização do dinheiro. A adesão por parte da comunidade educativa foi muito grande, tendo sido vendidos quase todos os produtos de imediato, alguns até já estavam reservados antes de a venda começar. O dinheiro recolhido reverteu para um fundo de aquisição de recursos para a horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
De destacar a oferta dos ramos de teixo, que ao final de dois meses, ainda permanecem bonitos na casa de quem os levou. Também outros produtos hortícolas foram oferecidos na sala de professores, como por exemplo cebolinho e couve-galega, havendo sempre um grande entusiasmo por parte de quem os vê e gosta de levar, por ter sido acabado de colher e cheirar tão bem.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A satisfação de muitos alunos em realizar atividades que no passado, ou ainda no presente, realizavam com os avós reavivando assim memórias e o prazer em trabalhar a terra.
15.1. Link para a página da horta: