As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- foram criados talhões para turmas – um espaço dedicado à adoção por parte de turmas que tivessem como intuito levar acabo a sementeira, plantio de espécies à sua escolha. Desta forma, poderiam ir acompanhando o desenvolvimento das suas culturas de forma mais ou menos autónoma.
- manutenção, semanal, por parte dos alunos que frequentam o Clube Eco-escolas de forma mais sistemática e contínua.
- Espaço selecionado para os alunos do Ensino especial e adaptar atividades na horta adaptadas às suas necessidades;
- Visitas, pré-programadas com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com atividades desenhadas para determinados alunos, adequado aos projetos que estavam a desenvolver na respetiva disciplina.
Desta forma a horta tem tido um papel muito importante na educação ambiental e na formação de cidadãos mais responsáveis pela preservação da natureza. Pretendeu-se também que que os alunos fossem capazes de realizar escolhas adequadas, no que diz respeito aos alimentos e na adoção de uma alimentação mais saudável. Os alunos participam na limpeza da horta, preparam o solo, fazem o plantio, a sementeira e a rega do solo sob a orientação dos professores. Podem também observar o crescimento das plantas, as mudanças ocorridas naquele ambiente, ficam a conhecer técnicas de agricultura biológica e como se realiza compostagem. Assim, os alunos participam intensamente do processo de cuidar da horta, trabalhando com entusiasmo e alegria. Estes momentos representam formas de brincar e de aprender a cuidar da natureza.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Posteriormente foi feita a fertilização com o uso do composto produzido na horta, foram, ao longo do ano, adicionadas cascas de ovos (para compensar em cálcio e repelir alguns rastejantes) e cinzas. Utilizou-se, ainda, água obtida através de infusões de cascas de banana e usadas borras de café do bar da escola e do esvaziamento de cápsulas de café que a comunidade escolar trouxe para a escola.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Tivemos sempre em conta várias consociações, por exemplo: alface - aipo - cenoura; tomate - cravo-túnico; alface-morangueiro - tomilho; rúcula-alface; acelga – alface.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Este ano, as colheitas foram afetadas por afídeos e formigas e esta praga deu mais trabalho. Realizamos alguns inseticidas naturais, que mostraram resultados positivos: infusão de absinto, alho, sabão, canela, camomila. As plantas eram pulverizadas 2x por semana. Entre as plantas plantamos coentros e tomilho e espalhamos ramos de absinto. Foram cultivadas capuchinhas e cravos túnicos junto às culturas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Disponibilização de alguns produtos da horta consoante a quantidade produzida (mais ou menos quinzenalmente). Os professores e alunos clube Eco-escolas (20 pessoas) recolhem os produtos e disponibilizam na sala dos professores. Por serem ainda poucos produtos colhidos não tem sido possível, até ao momento alargar este mercadinho ao resto da comunidade educativa. No entanto, conseguido responder a algumas solicitações mediante a disponibilidade dos produtos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A Horta tem uma parceria com o curso mencionado a funcionar na escola secundária do Agrupamento. Disponibilizamos aromáticas frescas e secas para os eventos que vão dinamizando na escola. Os alunos do curso têm também a oportunidade de ver como se cultivam e de colher os próprios produtos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
O Berçário Júlio é um berçário de árvores autóctones. No âmbito desta atividade foram desenvolvidas aulas/workshop com várias turmas da escola. Nos workshops os alunos aprenderam várias características das sementes, trazidas pelos alunos e fornecidas pelo Departamento ambiental da Câmara. Aprenderam sobre as características e importância das árvores autóctones. A sua manutenção do berçário foi realizada pelos professores e alunos do Clube Eco-escolas, ou dos alunos que quiseram dar continuidade a esta atividade ao longo do tempo, fazendo a monotorização das plantas. No final do ano, normalmente, estas árvores são doadas aos serviços municipais que os distribui pelas florestas do conselho.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta tem crescido em número de espécies de aromáticas, existem, no momento, mais de 25 espécies diferentes de aromáticas. Todas elas estão identificadas e caracterizadas e classificadas de acordo com a sua categoria medicinal, aromática e melífera. Esta variedade de plantas na horta tem atraído cada vez mais aves, insetos polinizadores, contribuindo desta forma para o enriquecimento e preservação da biodiversidade.
15.1. Link para a página da horta: