As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB1/JI do Carreiro (Guimarães)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Semanalmente, um grupo de pais colabora na manutenção da horta.
Na fase da quarentena foi estabelecido, por rotatividade, um elemento da associação de Pais para cuidar da horta e cantinho das aromáticas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Um maior conhecimento do ciclo das plantas pelas crianças.
Maior conhecimento das várias ervas aromáticas, suas propriedades e utilidade.
Participação dos pais e familiares na escol.a
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No dia 1 de junho, com o retomar das atividades letivas do jardim de Infância, essa tarefa ficou ao cuidado da educadora, crianças e assistente operacional.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As crianças colheram as batatas para a confeção da sopa.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fizeram salada de alface e tomate cereja colhido na horta
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
As crianças cuidaram das aromáticas, pesquisaram sobre as suas propriedades e utilidade.
Descobriram ervas aromáticas pelo seu aroma.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: