As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB 2,3 de Nogueira- Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

250

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

15

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Ciências da Natureza, Físico-química e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

230

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Alguns pais e encarregados de educação vão ajudar a preparar o terreno, regar e mondar ervas, ao Fim-de-semana. Um EE vai todos os dias a partir de março.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Ganha prémios todos os anos no concurso Escolas mais verde da CMB.
É visitada pelo EE e visitantes de outras escolas e pelos alunos do 4ºano das escolas do Agrupamento.
Realizam-se vendas de produtos hortícolas, aquisição dos produtos da horta
Permite aos alunos estarem em contacto com a natureza
Realizam-se na horta formações na área ambiental e de alimentação saudável.
Todos os alunos conhecem a horta e respeitam-na, é muito agradável e visível, está junto ao campo de jogos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Professores, pais e funcionários dividem as tarefas de manutenção. Algumas tarefas fazem-se em conjunto, outras rotativamente, de forma a manter a horta sempre o mais saudável possível.
Os alunos participam em atividades organizadas para eles, em aulas de ciência, FQ ou CD e em tarefas definidas para eles, mediante inscrição ou em grupo turma (com o professor).
Um dos EE é um elemento fortemente ativo e mobiliza os restantes para a manutenção e alargamento da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em setembro/outubro colocou.se "tremoceiro" na terra e deixou-se o terreno em pousio até janeiro.
Em janeiro mexeu-se a terra, com auxílio do motocultor, e fertilizou-se com estrume de cavalo e vaca da Quinta Pedagógica e o composto produzido nos compostores da horta. Na altura das plantações, foram colocados fardos de humus e estilha de aproveitamento dos ramos resultantes da limpeza/poda das árvores da escola.
Foram mobilizados os professores, funcionários e EE do costume (equipa).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita, em dois compostores colocados na horta, com ervas verdes, folhas secas das árvores, cascas de batata, hortaliça e de ovos da cantina e, ainda, boras de café (bar da escola) e estilha de aproveitamento dos ramos das árvores. Deixa.se a mistura no compostor, mexe-se de vez enquanto e, no verão, humedecesse-se, para facilitar a decomposição.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate, curgetes, abóboras, batata doce, ervilhas, alface, espinafres, ervas aromáticas variadas, beterraba, amoras, morangos, videira, ervilhas, pereiras, nespereiras, aloe vera(gigantes)

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta tem instalado um sistema de rega, as regas são de manhã sedo ou ao fim do dia, é usada toda a água da chuva que é recuperada. Na altura do calor, incluindo fins de semana e períodos de férias, a rega da horta é assegurada, rotativamente, pela equipa (conforme a necessidade).
Pontualmente, os alunos regam, a quando das plantações ou de forma exemplificativa, porque o horário das regas não é compatível com o das aulas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é diária e feita pelos elementos da equipa, temos também uma equipa de alunos (brigada responsável por isso, mas este ano não o puderam fazer.)

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Mosca branca, combatida com sabão azul e branco;
Míldio, é usada calda bordalesa (sulfato de cobre com cal), fungicida, usado na prevenção e na cura da doença.
Oídio, tratado com enxofre.
Também é usado xarope de ortiga.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Formações na área do ambiente e alimentação saudável, germinação de árvores autótones e produção de estilha de ramos das árvores

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Germinação de árvores autóctones, que é feita em novembro, no âmbito da comemoração do Dia internacional da Floresta Autótone.
Envolveu vários alunos (13 turmas, este ano), na aula de ciências ou de cidadania, vários professores (6, este ano) e funcionários e 5 encarregados de educação.
Os alunos estiveram muito envolvidos e participativos, ficaram motivados porque veem que outras sementes já germinaram e querem contribuir para a produção das "mini árvores" que servirão para reflorestar a área ardida na zona envolvente da escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira para venda dos produtos, que este ano se faz individualmente, quem quer comprar vai à escola pais, professores e funcionários, os alunos ainda não podem.
Mas costuma ser uma atividade que os alunos gostam de fazer, vender os produtos e angariar dinheiro para investimento na horta.

A feira na comunidade é muito importante porque permite às famílias adquirir produtos de qualidade a preços mais acessíveis. Este ano tínhamos previsto 3 feiras, acabamos por realizar só uma. Os alunos envolvidos ficam muito entusiasmados por serem produtos plantados e colhidos por eles.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Estilhas de aproveitamento dos ramos das árvores após a sua poda, que é depois aproveitado na compostagem e serve de fertilizante.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta da escola é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar, é uma marca da escola e um exemplo de boas prática ambiental, pelo que tem sido todos os anos premiada pela CMB.

15.1. Link para a página da horta: