As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB 2,3 de Nogueira- Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (Braga)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
É visitada pelo EE e visitantes de outras escolas e pelos alunos do 4ºano das escolas do Agrupamento.
Realizam-se vendas de produtos hortícolas, aquisição dos produtos da horta
Permite aos alunos estarem em contacto com a natureza
Realizam-se na horta formações na área ambiental e de alimentação saudável.
Todos os alunos conhecem a horta e respeitam-na, é muito agradável e visível, está junto ao campo de jogos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos participam em atividades organizadas para eles, em aulas de ciência, FQ ou CD e em tarefas definidas para eles, mediante inscrição ou em grupo turma (com o professor).
Um dos EE é um elemento fortemente ativo e mobiliza os restantes para a manutenção e alargamento da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Em janeiro mexeu-se a terra, com auxílio do motocultor, e fertilizou-se com estrume de cavalo e vaca da Quinta Pedagógica e o composto produzido nos compostores da horta. Na altura das plantações, foram colocados fardos de humus e estilha de aproveitamento dos ramos resultantes da limpeza/poda das árvores da escola.
Foram mobilizados os professores, funcionários e EE do costume (equipa).
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Pontualmente, os alunos regam, a quando das plantações ou de forma exemplificativa, porque o horário das regas não é compatível com o das aulas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Míldio, é usada calda bordalesa (sulfato de cobre com cal), fungicida, usado na prevenção e na cura da doença.
Oídio, tratado com enxofre.
Também é usado xarope de ortiga.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Envolveu vários alunos (13 turmas, este ano), na aula de ciências ou de cidadania, vários professores (6, este ano) e funcionários e 5 encarregados de educação.
Os alunos estiveram muito envolvidos e participativos, ficaram motivados porque veem que outras sementes já germinaram e querem contribuir para a produção das "mini árvores" que servirão para reflorestar a área ardida na zona envolvente da escola.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Mas costuma ser uma atividade que os alunos gostam de fazer, vender os produtos e angariar dinheiro para investimento na horta.
A feira na comunidade é muito importante porque permite às famílias adquirir produtos de qualidade a preços mais acessíveis. Este ano tínhamos previsto 3 feiras, acabamos por realizar só uma. Os alunos envolvidos ficam muito entusiasmados por serem produtos plantados e colhidos por eles.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: