As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Colégio Campo de Flores (Almada)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Por vezes, os alunos levam para as suas casas plantas que germinaram, em pequenos recipientes, neste espaço. Outras vezes, plantas semeadas na horta, em pequenos copos reutilizados, são vendidas na venda de plantas anual, cujo dinheiro angariado reverte a favor de causas solidárias.
Chegámos a utilizar na confeção de pratos para o concurso Eco-Ementas, algumas batatas cultivadas na horta. As favas e as ervilhas apanhadas estavam a inspirar receitas que as utilizassem (projeto que ficou em "stand by" com o confinamento social).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
O número de alunos envolvido foi na ordem dos 16, sempre com o apoio das duas professoras coordenadoras do grupo EcoCCF. Foram os alunos que realizaram todas as etapas, desde a apanha à confeção da sopa. O impacte na comunidade é muito benéfico, pois incentiva os alunos a comer sopa, visto todos gostarem de uma sopa feita por si, com alguns ingredientes cultivados também por si. Os pais dos alunos envolvidos gostaram ainda mais desta atividade, pois os filhos já foram para casa com a sopa comida.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: