As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Instituto Nun'Alvres (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano passado (2018/2019)

2. Área aproximada da horta (m²):

55

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio (1º ciclo) e Ciências Naturais (2º ciclo)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

104

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais dos alunos foram convidados a participar logo na fase inicial.
Os alunos levaram para casa um trabalho de pesquisa sobre as sementes que se deveriam plantar numa determinada época do ano e a família auxiliou na sua concretização.
Os pais visitam com frequência o recinto escolar e a Horta e auxiliam em algumas das tarefas a desenvolver.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Com esta produção pretendemos utilizar as ervas aromáticas, os hortícolas e as frutas na confeção de alimentos quer na Cozinha Pedagógica (pelas turmas de Restauração, Cozinha e Pastelaria), quer na cantina da escola.
O nosso principal objetivo é promover a prática de uma alimentação saudável com baixo teor de sal, e usufruir dos sabores e da apresentação que podemos proporcionar com as ervas aromáticas e com os hortícolas e frutas.
Esta ideia surgiu, pelo facto de ser reduzida a quantidade de sal na confeção do almoço na escola, tornado os pratos menos saborosos. Queremos também, com este projeto, incutir nos alunos o gosto pela produção dos seus próprios alimentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma vai à horta uma vez por semana, num tempo de 45 minutos.
Todas as tarefas são desempenhadas pelos alunos.
Os alunos rodam, ou seja, passam por todas as tarefas para contactarem com as diferentes exigências da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos são responsáveis pela limpeza do terreno, pela mobilização do mesmo e pela fertilização.
São usados fertilizantes naturais provenientes das ovelhas que temos no colégio.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Não conseguimos arranjar compostores...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Frutos vermelhos: framboesas e morangos;
Favas e alecrim;
Tomateiro e tomilho;
Ervilhas e alecrim.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos uma casinha de apoio à horta que permite acumular a água da chuva em contentores para posterior utilização.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os alunos fazem observação direta da plantação todas as semanas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Ovelhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos são convidados a ir à horta para observar as diferentes fases de desenvolvimento das plantas. Os alunos do 1º ciclo e do 2º ciclo foram muitas vezes à horta.
Sentimos que os alunos ganham muito com esta aproximação à natureza!
Tornam-se mais atentos ao Mundo envolvente e à própria Natureza.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os principais objetivos são:
• incutir nos alunos e na comunidade educativa a necessidade de adotarem hábitos de alimentação saudáveis;
• promover aulas de campo para a produção de matérias-primas biológicas;
• investigar a vantagem e os benefícios da redução efetiva do sal e da introdução de ervas aromáticas na confeção de alimentos;
• promover o espírito de grupo, o trabalho de equipa e a potencialização de talentos, nos/as alunos/as, bem como a criatividade na confeção de alimentos.

15.1. Link para a página da horta:

http://www.contigomaisecologico.blogspot.com