As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As atividades de plantação e manutenção da horta seriam da responsabilidade desta turma, que poderiam orientar outras turmas em atividades de plantação, limpeza de ervas daninhas, rega ou colheita de produtos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Sempre que há necessidade os alunos procedem à retirada de ervas daninhas, à mão, de forma a que não comprometam as plantações.
No presente ano letivo, uma vez que a escola encerrou a 15 de março, não se chegou a realizar a plantação.
Embora os alunos do CEF- Operador de Jardinagem tivessem realizado os estágios no recinto escolar, com as devidas precauções, uma vez que estavam no exterior, ao ar livre, apenas realizaram a manutenção dos jardins e espaços verdes do recinto escolar, ou seja, atividades de jardinagem (corte, limpeza, etc).
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Este ano não se procedeu à plantação (encerramento das escolas a 15 de março).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foram planificadas, mas não chegaram a realizar-se. (encerramento das escolas a 15 de março).
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Observação de plantas, aves e insetos e representação em diário gráfico pelas turmas de 5º ano.
Foram planificadas, mas não chegaram a realizar-se. (encerramento das escolas a 15 de março).
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: