As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2011/2012

2. Área aproximada da horta (m²):

400m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

IJR- Instalação de Jardins e Relvados; MJR- manutenção de Jardins e Relvados; IBPJ-Infraestruturas básicas e paisagisticas de jardins

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Anualmente os pais estão envolvidos indiretamente, pois consomem os produtos produzidos pelos alunos, uma vez que esses produtos são levados para casa. Este ano letivo não se chegou a cultivar a horta, apenas se iniciou a preparação do terreno, o arranjo para o jardim de plantas aromáticas (usualmente responsabilidade da Unidade de Apoio aos alunos com Multideficiência).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem sido responsabilidade dos alunos do CEF- Operador de Jardinagem. Todas as atividades associadas à limpeza , plantação, manutenção, da horta e espaços anexos implicam o envolvimento dos mesmos. O espaço da horta é também aproveitado pelos alunos da Unidade de Multideficiência, como espaço de aprendizagem e divulgação de atividades. Para este ano letivo, os alunos da turma G do 5º ano iniciaram a construção de um hotel de insetos e pretendia-se também que recolhessem o mel e utilizassem alguns produtos na confeção de algumas receitas, em atividades práticas na cozinha.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início do ano letivo a horta foi limpa e foram preparados os talhões para posteriores plantações. Foram substituídos os canteiros de plantas aromáticas, que já se encontravam demasiado deteriorados. Procedeu-se ainda à limpeza de toda a área anexa à horta, bem como todos os espaços exteriores da escola. Estas atividades são da responsabilidade dos alunos do CEF com a supervisão do professor responsável pelas disciplinas referidas anteriormente.
As atividades de plantação e manutenção da horta seriam da responsabilidade desta turma, que poderiam orientar outras turmas em atividades de plantação, limpeza de ervas daninhas, rega ou colheita de produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano e sempre que é feita nova plantação, os talhões são preparados. Os alunos utilizam enxadas e ancinhos para preparar a terra. Só é utilizado para adubo o composto produzido na compostagem. Não são utilizados produtos químicos de qualquer tipo.
Sempre que há necessidade os alunos procedem à retirada de ervas daninhas, à mão, de forma a que não comprometam as plantações.
No presente ano letivo, uma vez que a escola encerrou a 15 de março, não se chegou a realizar a plantação.
Embora os alunos do CEF- Operador de Jardinagem tivessem realizado os estágios no recinto escolar, com as devidas precauções, uma vez que estavam no exterior, ao ar livre, apenas realizaram a manutenção dos jardins e espaços verdes do recinto escolar, ou seja, atividades de jardinagem (corte, limpeza, etc).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita constantemente a compostagem, em 3 compostores , utilizando-se as aparas da relva e restos orgânicos da cozinha, intercala com terra proveniente da limpeza dos canteiros.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano não se procedeu à plantação (encerramento das escolas a 15 de março).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na horta a rega é feita manualmente, utilizando apenas regadores de mão. Os jardins têm rega automática.
Este ano não se procedeu à plantação (encerramento das escolas a 15 de março).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Recolha do mel

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de pratos
Foram planificadas, mas não chegaram a realizar-se. (encerramento das escolas a 15 de março).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta
Observação de plantas, aves e insetos e representação em diário gráfico pelas turmas de 5º ano.
Foram planificadas, mas não chegaram a realizar-se. (encerramento das escolas a 15 de março).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: