Escola Básica de Campelos (ex. EB 2,3 Gaspar Campelo)

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Apenas este ano

2. Área aproximada da horta (m²)

70

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

CN, Currículos funcionais de Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O interesse nas plantas hortícolas, semear e plantar, nos utensílios e equipamentos a utilizar. O interesse na venda dos produtos para angariar fundos para melhorar o funcionamento da atividade, quer na aquisição de equipamentos como em saídas de socialização relativas à atividade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem no horário tempos definidos para a atividade, que são flexíveis de acordo com o estado do tempo e um plano de tarefas semanais com a distribuição de serviço dos alunos quanto à rega, manutenção e arrumação de materiais.

7. Como é feita a preparação do solo?

De acordo com o plano de tarefas:
- limpeza do espaço a trabalhar;
- cavar a terra;
- crivagem da terra;
- mistura de terra própria para horta (areia, terra podre e a terra crivada) com estrume orgânico;
- repouso durante uma semana;
- preparação do terreno para os canteiros onde se plantam as plantas hortícolas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

De acordo com as várias camadas para uma adequada compostagem: os verdes e os castanhos. São aproveitadas as cascas dos legumes confecionados na cantina, as aparas do corte da relva, folhas de árvores e palha fornecida por um particular.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, legumes (alfaces, couve flor, brócolos, alho francês, couves), leguminosas (favas) e árvores de fruto (laranjeira, tangerineira e limoeiro).

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com uma extensão de mangueira diretamente ligada a uma saída de água da escola, no final da tarde ou no primeiro tempo da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não houve essa necessidade.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mercado na comunidade escolar e confeção de alimentos na área especifica de culinária.

15. Outros aspetos de realce da horta

A maioria dos produtos são semeados em tabuleiros permitindo aos alunos seguir o ciclo completo de crescimento da planta, introduzindo as condições necessárias de forma a que os rebentos sejam saudáveis e viáveis na plantação.

15.1. Link para a página da horta

facebook Agrupamento de Escolas Padre Vitor Melícias

 

Publicado por: Escola Básica de Campelos (ex. EB 2,3 Gaspar Campelo)

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Professor coordenador da horta: Sílvia Marques