CDIJ-Novos Rumos

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

Menos de 50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Atelier de Ambiente e Atelier de Criatividade.

3.3. N.º de alunos envolvidos

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

A maior parte dos produtos obtidos na horta são doados aos alunos e famílias, as famílias participam diretamente com a cedência de sementes e plantio.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta do CDIJ-Novos Rumos tem um cariz marcadamente social.
Se por um lado,os produtos da horta são cedidos aos alunos, uma vez que, a percentagem de alunos que tem problemas financeiros é elevada, os produtos da horta acabam por ser um complemento para o seu orçamento familiar. Por outro lado, parte dos produtos obtidos na horta são cedidos à cantina social (dinamizada pela Associação Norte Crescente), que fornece cerca de 50 refeições diárias a famílias carenciadas e a idosos.
Este ano fizemos também uma parceria com o Centro Social e Paroquial de São Roque, tivemos como missão integrar utentes sem respostas sociais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na Horta do CDIJ-Novos Rumos a manutenção é efetuada uma vez por semana, as tarefas são repartidas por todos, incluindo professores. O funcionários da escola ajudam no processo, caso seja necessário, nos dias que os alunos não vão à horta. Os utentes Centro Social e Paroquial de São Roque ajudam também na manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente é feita a mobilização do solo manualmente, é feito o "outono" do solo onde se envolve tremoço e outras leguminosas no solo de forma a ficar mais fértil, para além disso utilizamos também estrume e café.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

De momento não fazemos compostagem, contudo, todos os restos dos produtos retirados na horta são fornecidos aos animais (galinha e porcos) para a sua alimentação. De qualquer modo é uma medida que queremos aplicar este ano.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta do CDIJ-Novos Rumos tem flores, aromáticas e hortícolas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sendo os Açores um arquipélago com muita água e a precipitação acontece de forma regular durante todo o ano, a gestão da rega é relativamente fácil. Nas culturas utiliza-se essencialmente água pluvial, só excecionalmente utilizamos água da rede de abastecimento público. A nossa rega é feita através de um sistema de rega gota-a-gota, libertando apenas a quantidade necessária.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita semanalmente, através da observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Sim, na sua maioria o caracol e a lesma. Utilizamos técnicas como a colocação de cinzas e farelo à volta das culturas o que impediu a passagem do caracol e lesma.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Junto à horta do CDIJ-Novos Rumos foram instaladas colmeias. Para além disso, temos também os animais da Quinta do Norte onde utilizamos os restos das hortícolas na sua alimentação.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Como toda a colheita da horta é distribuída entre os alunos, Cantina Social da Norte Crescente e utentes do Centro Paroquial de São Roque e sendo esta distribuição a nossa prioridade, não sobra muito para outras atividades extra. Todavia uma vês por mês conficionamos uma refeição na Cantina Social da Norte Crescente para os alunos e técnicos envolvidos. Desta forma pretendemos ensinar com autonomia e acima de tudo sensibilizar para uma alimentação saudável e equilibrada.

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta é um projeto muita acarinhado junto de toda a comunidade escolar do CDIJ-Novos Rumos, tornou-se um espaço de aprendizagem mutua entre professores técnicos e alunos, onde todos trabalham de forma igual e sem distinção.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: CDIJ-Novos Rumos

avatar

Professor coordenador da horta: Carolina Viveiros