Escola EB 2,3 Frei Estevão Martins

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

45 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

0

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

0

3.3. N.º de alunos envolvidos

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

No arranque da horta Pedagógica o apoio foi muito importante para este projeto ter sido concretizado. Os pais cederam-nos materiais ( estacas, plástico, painéis, e.t.c.) e ajuda no princípio e quando necessário.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Desde do inicio deste projecto a horta sempre tentou envolver toda a comunidade educativa neste projecto. Para isso realizou diversas atividades como:
-Workshop de compostagem;
-Workshop de culinária de bolos com produtos biológicos da nossa horta, promovendo a sua utilização;
-Exposição de atividades, projectos e do nosso trabalho ao longo do ano lectivo;
-Venda de produtos biológicos produzidos na nossa horta;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foram elaboradas fichas de inscrição que foram distribuídas pelos directores de turma no inicio do ano lectivo aos alunos da sua direcção de turma. Depois de recebermos as inscrições, foi feito uma horário semanal com cada atividade (regar,sachar…)que cada um deve executar e de acordo com o seu tempo livre.

7. Como é feita a preparação do solo?

Para começar retiramos as ervas daninhas. Após esse processo sachamos e remexemos o terreno e delimitamos o tamanho necessário para cada canteiro. Antes de fazermos as plantações adicionamos aos canteiros, composto orgânico proveniente do nosso compostor e envolvemos com a terra.
Após este processo procedemos á plantação/sementeira no seu respectivo canteiro.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No início do ano construímos um compostor feito do reaproveitamento de materiais (paletes, pregos e madeira).
E começámos a organizar os resíduos orgânicos por camadas. Primeiramente foi elaborada um camada de ramos secos permitindo a passagem de água e outros pequenos seres vivos auxiliares deste processo. Depois começámos por diferenciar resíduos verdes(restos de vegetais e frutas da horta e da cantina, erva…) de resíduos secos(palha, folhas secas, ramos…), intercalando-os por camadas.
Até ao composto orgânico estar pronto este foi sendo monitorizado ao nível da humidade, temperatura e ph.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ao longo deste tempo temos diversificado as nossas plantações/sementeiras, com culturas como:
-Espinafres; Funcho; Phisalis; Framboesas, Amoras; Betadine; Hortelã; Alho-Francês; Pimentos; Limões; Marmelos; Couve coração; Couve Lombarda; Couve Flor; Courgette; Tomates; Pepinos; Salsa; Coentros; Oregãos; Chuchu; Alface; Malageta; Morangos; Feijão verde; Feijão Manteiga; Alecrim; Cebolinho; Couve Horto; Cebola; Ervilhas; Favas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi elaborado um horário em que os voluntários regam de manhã de segunda a quinta, e sexta durante a tarde, para proteger as culturas da falta de rega ao fim-de-semana. Excluindo períodos de chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas dedicamos algum tempo analisando as plantas com o objetivo de identificar doenças/pragas nas folhas, frutos ou nas raízes.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Durante este tempo fomos nos deparando com algumas situações de pragas, como a de bicho ralo (Grilo-toupeira), insecto que habita a maior do tempo no interior da terra escavando túneis e alimentando-se das raízes das pequenas plantas hortícolas, e a de piolho branco um bicho que habita e se alimenta de couves.
Para combater o bicho ralo sachámos o terreno com mais frequência destruindo as suas passagens subterrâneas e envolvemos cinzas na terra, servindo de adubo biológico mas afastando o bicho ralo.
Para combater o piolho branco aplicámos água com sabão nas folhas das couves.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Com vista a divulgar o seu trabalho de preservação da agricultura biológica e de incentivo ao consumo de produtos excedentes desse tipo de cultura, a horta pedagógica promoveu atividades como:
-Workshop de compostagem;
-Workshop de culinária de bolos com produtos biológicos da nossa horta, promovendo a sua utilização;
-Exposição de atividades, projectos e do nosso trabalho ao longo do ano lectivo;
-Venda de produtos biológicos produzidos na nossa horta;

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

MAIL- hortapedagogicafem@gmail.com Website: horta-pedagogica-fem.webnode.pt

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Frei Estevão Martins

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Professor coordenador da horta: Ana Paula Ramalho da Silva Miguel