Escola EB 2,3 João de Meira

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desed 2007

2. Área aproximada da horta (m²)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

As disciplinas que mais participam na dinâmica são: Ciências Naturais; Visual e tecnológica.

3.3. N.º de alunos envolvidos

140

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas pontualmente, sempre que é necessário o seu envolvimento e quando os mesmos têm disponibilidade.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A visibilidade da horta tem impacto a partir do momento em que os seus produtos são "doados" à comunidade escolar e confecionados, parte deles, pelo grupo dos alunos do ensino especial.
Poder-se-á também sentir esse impacto aquando da comemoração dos dias mundiais: da alimentação;da árvore e do ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita por equipa exterior que, pontualmente a faz, e pelo grupo que diariamente/semanalmente nela trabalha.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização é feita com fertilizante natural.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita pelos agentes que trabalham diretamente na horta e pelos alunos. Os materiais utilizados são as folhas: verdes e castanhas da horta que são recicladas neste processo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Todas as culturas da época estão instaladas na horta. Relativamente à consociações temos: Feijão/couve/batata; Beringela/feijão; Couves/aromáticas; Cenoura/ervilhas/alface/; Cebola/tomate.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega que está a ser implementada é a gota-a-gota.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita pelos agentes que diretamente na horta trabalham.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mercados; confeção de alimentos; momentos recreativos e aulas.

15. Outros aspetos de realce da horta

Um contributo para a estética da escola!

15.1. Link para a página da horta

http://meira.wikijornal.com/

 

Publicado por: Escola EB 2,3 João de Meira

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Professor coordenador da horta: Raquel Martins