Jardim de Infância e EB do Prado

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de treze anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

154 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas as que fazem parte do currículo do 1º Ciclo e Pré-escolar.

3.3. N.º de alunos envolvidos

95

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas, algumas diariamente. Colaborando com resíduos para o compostor através dos filhos responsáveis nessa semana; com restos vegetais para os nossos animais: nos Eco-Sábados que promovemos periodicamente, nas ações de sensibilização organizadas para elas, nas festas temáticas, nas reuniões de pais, nas feiras e mercados. São convidadas com convites levados pelos filhos, através das reuniões ou por correio eletrónico, por conhecimento de cartazes no placard Eco-Escolas.Colaboram muito e estão sempre presentes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos gostam de participar nos trabalhos da horta e fazem aprendizagens significativas quer para a sua formação académica quer na pessoal e social. Aprendem os valores de cidadania, aprendem a ser responsáveis, autónomos, a partilhar, a cuidar e sentem-se valorizados adquirindo autoestima. Aprendem a gostar de alimentos que nunca tinham provado ou diziam não gostar porque são cultivados por si e passam a preferir e a valorizar os produtos biológicos. Preferem as infusões aos refrigerantes. Muitos dos bolos de aniversário já são caseiros ou são decorados tendo a horta como base.A nossa horta tem sido exemplo em toda a comunidade que evita utilizar químicos nas suas práticas agrícolas e utiliza compostagem para adubar os terrenos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as salas participam nos trabalhos da horta. Há dias estipulados para cada sala mas na hora do intervalo os responsáveis de cada sala vão cumprir a sua tarefa. Cada sala tem um quadro de tarefas em que os alunos escolhem a que preferem nessa semana de forma a que todos possam desempenhar todas, mas alternadamente. Os que fazem parte do Eco-Conselho supervisionam os trabalhos e são os mais empenhados mas todos sentem prazer em participar. Nas festas ou atividades programadas em assembleia, toda a escola se reune no recreio para trabalhar na horta ou à volta dela.

7. Como é feita a preparação do solo?

Tudo é feito com os alunos mas algumas vezes com a ajuda dos pais. No início do ano, quando o terreno está mais duro, os pais num eco-sábado vêm cavar e ajudar a virar o composto que tem várias fases de maturação. O que está pronto é deitado no terreno a cultivar transportado pelos filhos nas carretas do recreio e o outro é virado do avesso e passado para o espaço deixado por este e reinicia-se todo o processo. no espaço vazio.Há sempre três estádios de maturação em que os alunos vão conhecendo o processo. A limpeza e manutenção é feita pelos responsáveis de todas as salas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com resíduos que as crianças trazem de casa, sempre resíduos vegetais, borras de café, cascas de ovos, ervas aromáticas ou saquinhos de chá. Os restos vegetais do refeitório, as cascas de fruta dos lanches das crianças, cinza, relva, aparas de poda, palha, feno, folhas, muitas folhas que caem das árvores do recreio, e os excrementos dos nossos animais: coelhos,patos e galinhas. Sempre em camadas de verdes e castanhos, sendo a última de castanhos, das folhas das nossas árvores que nunca mais acabam e ajudam a impermeabilizar o composto, protegendo da chuva e dos mosquitos, evitando odores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos várias culturas que mudámos consoante a época: hortícolas, frutícolas, aromáticas, medicinais e flores comestíveis.Toda a horta é ladeada de plantas aromáticas e flores comestíveis ou ornamentais para atrair os insetos auxiliares. Temos duas cerejeiras, uma ameixoeira e uma pereira . Estas na horta mas também temos um pomar com diversas e variadas árvores de fruto. Continuando na horta,temos framboesas, amoras, groselhas, mirtilos, morangos silvestres e cultivados. Temos couve(tronchuda, roxa, galega, coração, flor,nabiça), brócolos, alho francês, alho português, favas, ervilhas, alcachofra, ruibarvo, agrião, alface, feijão,beterraba, abóbora, chuchu, cenoura e cebola. Calêndulas, malvas, amores perfeitos silvestres e cultivados,violetas, cravos túnicos, erva de S. João. Temos funcho, alecrim, salva, cidreira, hortelã, tomilho, oregãos, salsa, cebolinho, mangericão,alfazema, rosmaninho, capuchinha,entre outras.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Durante o ano, quando necessário, é feita na hora do recreio com os alunos responsáveis que recolhem a água no recoletor pluvial oferecido pela EMAR com regadores pequeninos. No verão ou em dias de primavera muito quentes, são as assistentes operacionais logo de manhã, antes das 8h ou antes do final do dia, pelas 19h também com regadores mas maiores que recolhem no mesmo depósito.
Durante o ano quando o depósito estava vazio tivemos uma atividade com bombeiros que no final nos encheu o depósito com água do seu tanque.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Como se trabalha diariamente na horta, ao aparecerem pragas, são logo detetadas e divulgadas no Diário de Grupo para todos terem conhecimento. Aí surgem propostas para as combater e já há muitos alunos que sabem como atuar. Se forem lesmas ou lagartas usam as cascas dos ovos ou cinza, se forem piolhos , pulverizam com uma solução de água e sabão ou com chorume, se for outra qualquer vamos descobrir e procurar na internet ou perguntar aos avós, Sempre de uma forma biológica, nunca usando químicos ou pomos em perigo a biodiversidade que já temos e ajuda a combater de forma natural estas pragas. Visitam-nos borboletas, abelhas,pássaros, morcegos, joaninhas e sapos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Como já respondi na questão anterior. Houve lagartas a comer as couves e piolhos na alcachofra e nos feijões.Usamos cascas de ovos viradas para cima e água com sabão rosa. Este ano tivemos uma toupeira que comia as nossas raízes, cenouras, nabos e beterrabas mas conseguimos afastar com cravos túnicos, aconselhados por Fernanda Botelho.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Coelhos, galinhas e patos, além dos pássaros que nidificam nos ninhos que construímos no recreio e nos morcegos que habitam nos 4 abrigos que colocámos nos carvalhos americanos de grande porte. E no lago temos peixes, tartarugas e uma rã ibérica.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realizamos duas feiras de outono, uma na Escola no Dia Internacional Eco-Escolas e outra na semana a seguir, na cidade de Vila Real, a convite do Município. Em fim de maio ou princípio de junho participamos no Mercado Municipal ao sábado de manhã e vendemos às famílias, sempre que temos, os ovos das nossas galinhas. Todas as sextas fazemos atividades de culinária, utilizando os produtos da horta ou outros frescos e biológicos. Fazemos compotas das frutas do pomar e infusões das nossas ervas aromáticas. Com as verbas angariadas fazemos face às despesas com atividades realizadas ao longo do ano e no final, a viagem de estudo de toda a Escola é paga com este dinheiro. Este ano a nossa horta foi palco de teatro para a peça "O Grilo Verde" da companhia Filandorra que assinalou assim o Dia do Ambiente.

15. Outros aspetos de realce da horta

Recebemos escolas, estagiários ou grupos que querem aprender com a nossa experiência e com quem partilhamos plantas, sementes, composto ou saberes. Já somos há alguns anos Escola Madrinha que acolhe novos participantes e aspirantes a Eco - Escolas.
Realizamos palestras e workshops sobre várias temáticas à volta da horta para toda a comunidade.
A nossa horta tem sido exemplo em toda a comunidade e a comunicação social divulgou o nosso trabalho em todos os canais de televisão durante o primeiro período e início do segundo.
Fomos visitados pela Quercus que mostrou vontade de divulgar o nosso trabalho.

15.1. Link para a página da horta

Facebook de Luísa Fernandes onde publico muitas das atividades da horta e outras notícias significativas.

 

Publicado por: Jardim de Infância e EB do Prado

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Professor coordenador da horta: Maria Luísa F. Gomes Ferreira Queirós