E. B. do Chafariz d'El Rei

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É o 3º ano

2. Área aproximada da horta (m²)

15m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram apenas envolvidas no fornecimento de sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Possibilitou aos alunos verem como nascem certos legumes e plantas. A maior parte desconhecia como se produziam as ervilhas, o grão-de-bico, as lentilhas e até feijões e favas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos foram-se voluntariando entre as 4 turmas ao longo das várias etapas (preparação dos terrenos e pintura das estruturas, plantação/sementeira (estas mais a cargo da turma de 3º ano), rega (também assegurada pelas auxiliares)

7. Como é feita a preparação do solo?

Havia ainda um resto de solo fertilizado, preparado ainda no ano anterior com restos de plantas, minhocas, barro (para reter a humidade). Este foi misturado no solo dos canteiros.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Procurou assegurar-se uma amostra diferenciada, em deterimento da quantidade. Assim, foram plantadas plantas aromáticas (rosmaninho, hortelã, salsa, lúcia-lima, louro,...), alho, couve, ervilhas, favas, grão-de-bico, lentilhas, tomate, feijão (2 variedades), batata-doce e morangos. Há ainda uma área com flores (estrelas-da-meia-noite e jasmim).

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita quando necessária, nos intervalos da manhã, (pelos alunos) ou no final do dia (pelas auxiliares).
Estamos a preparar o aproveitamento das águas pluviais. Já temos o contentor coletor, mas os algerozes necessitam de intervenção da autarquia, uma vez que estão sujos e estragados, não conduzindo a água para o coletor.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que se faz uma rega, as plantas são observadas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Só se registou uma praga, nas favas, combatida com uma infusão de alho e hortelã.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Louro e salsa recolhidos para venda na Feira Ecológica (final do ano).

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: E. B. do Chafariz d'El Rei

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Professor coordenador da horta: Jorge Branquinho Lopes