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a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Valência de Creche e Pré-Escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

8

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Neste projeto as famílias são sempre convidadas a participar, ora diretamente ora indiretamente, de forma a incentivarmos o seu envolvimento na vida escolar do seu educando. Assim, para além de panfletos informativos e campanhas de sensibilização, as famílias participam não só na limpeza e manutenção da horta, como também disponibilizam plantas e sementes no momento do cultivo.
Para além disso, são também incentivadas diariamente a participar no nosso Compostor, através da recolha de matéria orgânica em casa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos demonstram grande interesse em cuidar da horta e em participar na sua organização, demonstrando vários conhecimentos sobre a mesma, dada a continuidade deste projeto ano após ano. Revelam também maior sensibilidade em praticar uma alimentação saudável, incentivando as suas famílias na criação de práticas de agricultura biológica e sustentável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As crianças participam na limpeza do solo através da recolha das ervas daninhas e do lixo que poderá estar acumulado no espaço. Posteriormente, participam no cavar da terra com ferramentas próprias e adequadas para o efeito e colocam composto que retiram do nosso compostor. Não são utilizados quaisquer fertilizantes, sendo que os produtos são inteiramente biológicos.

7. Como é feita a preparação do solo?

As crianças participam na limpeza do solo através da recolha das ervas daninhas e do lixo que poderá estar acumulado no espaço. Posteriormente, participam no cavar da terra com ferramentas próprias e adequadas para o efeito e colocam composto que retiram do nosso compostor. Não são utilizados quaisquer fertilizantes, sendo que os produtos são inteiramente biológicos.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A reciclagem da matéria orgânica, ou seja a compostagem é feita diariamente na nossa escola através da recolha dos restos de comida da nossa cozinha interna e restos de jardim. Temos um compostor de plástico, oferecido pela câmara municipal junto à nossa horta de forma a facilitar todo o envolvimento dos alunos neste projeto.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Dado o sucesso que pbtivemoas no ano transato, iremos manter os diferentes espaços da horta que se encontram divididos da seguinte forma:
- Canteiro da Energia- Tomate, alhos, feijão, ervilhas, etc
- Canteiro dos sabores - morangos
- Canteiro dos cheiros - Diferentes Plantas aromáticas (alecrim, hortelã, cidreira, salsa, etc)
- Canteiro da saúde - Diferentes legumes (alface, couve-flor, broculos, penca, pimentos, cenouras, courgete, etc)

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada grupo/sala está responsável por regar a horta sempre que necessário, utilizando água que recolhemos da chuva através de bidões que colocamos no jardim. Este ano letivo, conseguimos organizar um estrutura de recolha de água mais eficaz.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que tralhamos na horta ( todas s semanas)

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Na comemoração do Dia Mundial da Alimentação, organizamos uma Barraquinha de produtos biológicos com a colaboração das famílias que em casa praticam a agricultura biológica nas suas hortas. Com esta barraquinha, as crianças incentivaram não somente a esta prática, como também ao consumo destes produtos saudáveis. Por outro lado, foi oferecido a cada família um saco de sementes de produtos saudáveis para consumo, estimulando assim as famílias que não têm o hábito desta prática.
Na nossa tradicional Feirinha de Outono realizada aqui na escola, foram também colocados alguns produtos à venda.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: NucliSol Jean Piaget

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Professor coordenador da horta: Marlene Pina Azevedo Barreto