Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro (nova designação)

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

<50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Percursos alternativos (CEF, VOC); Diciplina de Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Embora S. Romão do Coronado seja um meio bastante rural, ou talvez por isso mesmo, a maioria dos alunos não valoriza o trabalho agrícola considerando-o um trabalho de menor valor, pois está muito relacionado com a geração dos seus avós e muito menos com geração dos seus pais que tentaram, de uma maneira geral, abandonar os campos e ganhar a vida em outras áreas. Ainda assim alguns alunos (poucos) juntamente com os seus pais, em casa, possuem algumas plantações mais a nível de morangos e flores.
O facto de verem tanto professores como funcionários a cuidarem da estufa têm sido um grande estimulo para eles (alunos) e pouco a pouco vão ganhando gosto pela actividade, sobretudo ao verem os produtos como cebolas, batatas, couves e alfaces, plantados pelas suas próprias mãos, a “surgirem” da terra.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De uma maneira geral são os funcionários que se ocupam da manutenção contínua da horta. Aos poucos, alunos isolados ou em turmas vão eles mesmo pedindo para participar nas tarefas inerentes à manutenção da estufa nomeadamente a plantação, a rega e a colheita. Neste momento são mais os alunos que pertencem ao conselho eco escolas que demonstram mais interesse, mas sobretudo na disciplina de Educação para a Cidadania começa a verificar-se algum “trabalho de turma”.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do terreno foi feita quase exclusivamente pelos alunos do curso vocacional de jardinagem, no entanto como no presente ano lectivo essa oferta não existe na escola têm sido feita por alunos do ensino regular, assim como a limpeza e a rega. A nível da fertilização apenas é utilizado, quando existe, composto produzido nos compositores da escola. Nenhum produto químico é utilizado.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada em 3 locais: 2 compostores de plástico e um terceiro, maior, construído com paletes. É realizada uma seleção de resíduos orgânicos da cozinha bem como uma seleção de resíduos verdes dos jardins exteriores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface; Couve; Cebola; Tomate; Hortelã; Morangos;

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Como a horta está instalada numa estufa (cobertura de plástico) há necessidade de executar a rega quase diariamente, normalmente pelos auxiliares de ação educativa, mas sempre que possível os alunos substituem-nos nessas funções. Quase sempre a rega é efetuada com recurso a um regador realizando-se, preferencialmente, ao início da manhã ou final da tarde. Em algumas zonas é utilizada mangueira mas sempre com um pequeno caudal. Nos dias de maior calor a porta da estufa e uma das laterais é aberta.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente é realizada uma observação cuidada das plantas (folhas e caules) mas até ao momento não foram registadas o aparecimento de nenhuma praga ou doença.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Já foram realizadas "feiras" com venda de produtos da horta; já forma utilizados produtos da estufa, nesse caso flores/plantas ornamentais para serem oferecidas, depois de devidamente "envasadas" e "enfeitadas" como prendas do dia do pai/mãe/outros. Já foram utilizados produtos da horta/estufa, nomeadamente cebolas, couves e alfaces na confeção de pratos na cantina da escola.

15. Outros aspetos de realce da horta

Alguns dos produtos hortícolas acabam por ser levados para casa por alunos e funcionários para consumo uma vez que por vezes as quantidades são poucas para serem utilizadas na cantina da escola.

15.1. Link para a página da horta

http://aecc.pt/; https://www.facebook.com/HortasBioNasEcoEscolas/

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro (nova designação)

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Professor coordenador da horta: Eleutério Acúrsio Sousa da Silva