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a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

80m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Expressões Artísticas

3.3. N.º de alunos envolvidos

44

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias ajudaram na cedência de materiais para a Horta Vertical: paletes de madeira, pneus, materiais de desperdício, tintas, pincéis,plantas aromáticas, sementes, flores, utensílios agrícolas, terra e mão de obra.
Participaram também na criação de canteiros artísticos com pneus e vasos com materiais de desperdício.
Nas reuniões do Conselho Eco-Escola apresentaram sugestões e ideias e colaboraram ao longo do ano letivo na construção da Horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Através de pesquisas sobre plantas aromáticas e produtos hortícolas da época os alunos aprenderam um pouco mais sobre as caraterísticas e particularidades das mesmas.
- Os alunos aprenderam a preparar a terra, a cultivar e tratar as plantas, a fazer mondas periódicas, a repartir tarefas, desenvolvendo-se a formação cívica e o sentido de responsabilidade. Para além disso, tomaram consciência da importância da produção e consumo de alimentos naturais para a saúde e para o meio ambiente.
- As crianças serviram como multiplicadores, porque levaram o que aprenderam na escola para casa, influenciando a mudança de postura na sociedade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização, a manutenção da horta e a repartição de tarefas foram efetuadas, ordinariamente, todas as quartas-feiras, excecionalmente, sempre que as necessidades das culturas o justificavam. As tarefas foram orientadas pela professora coordenadora do Programa em articulação com a assistente operacional e executadas pelos alunos. A rega foi feita através da rega por aspersão e manualmente.
Os alunos efetuaram mondas periódicas e a rega de forma rotativa para que todos pudessem participar.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi previamente limpo e foram retiradas as ervas daninhas. Foi usado fertilizante natural (estrume).

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas existentes ao longo do ano foram: couves, salsa, alfaces, feijão, coentros, morangos, nabos, cenouras.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega foi feita através da rega por aspersão e manualmente, sempre nas horas de menor calor (manhã e final da tarde). Foi aproveitada alguma água das chuvas.
Os alunos efetuaram mondas periódicas e a rega de forma rotativa para que todos pudessem participar.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as quartas -feiras são realizadas mondas e monitorização de pragas e doenças por um grupo de alunos com orientação dos professores.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Feira com alguns produtos da nossa Horta Bio.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

www.aescolasmarco.com; https://www.facebook.com/EB1-da-Esperança-266888503730105

 

Publicado por: E.B1 de Esperança

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Professor coordenador da horta: Marisa da Conceição Pereira Marinho Vieira