Escola Básica Louro Artur

a nossa horta bio

Horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja directamente no solo...)

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta nasceu com a Escola em 2007. Funcionou em pleno durante um longo período. No entanto, acabou por ser relegada para segundo plano durante alguns anos. Neste ano letivo, decidimos fazer renascer a horta.

2. Área aproximada da horta (m²)

A nossa Escola conta com dois espaços: um horta maior com cerca de 80m² e uma mais pequena com cerca de 28m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos

Cerca de 50 alunos

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

O Projeto da Horta foi retomado este ano muito graças à ajuda dos pais. Os pais dos nossos alunos têm contribuído, dentro do possível, com materiais que diariamente nos possibilitam fazer renascer a horta (pneus, terra, tijolos, sprays, plantas, sementes). Antes de fazermos renascer o projeto, sugerimos ainda aos pais que juntamente com os seus filhos, fizessem alguma pesquisa sobre hortas biológicas, sobre os produtos que deveríamos (ou não) plantar em cada estação, os cuidados a ter com uma horta, técnicas de rega, etc. Com o desenrolar do Projeto, é nosso objetivo envolver não só os pais como toda a comunidade educativa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O facto de termos recuperado a horta na nossa Escola fez com que os alunos se mostrassem cada vez mais interessados e com mais vontade de participar nas atividades propostas assim como os próprios encarregados de educação. Se no início demos o mote, ao longo do ano as coisas mudaram... os pais começaram a interessar-se e foram os pais que ao longo do ano fizeram com que a nossa horta crescesse.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O nosso objetivo sempre foi tornar a horta um espaço de todos e por isso decidimos que na manutenção da horta todos podem colaborar. Os alunos sabem que a manutenção da horta e a rega são feitas diariamente e sempre às mesmas horas. Os alunos quando querem , aparecem e todos ajudam. A verdade é que ver uns alunos a fazer faz com que os outros também fiquem com curiosidade e vontade de fazer. E a verdade é que a a afluência para ajudar na manutenção da horta é grande.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado por nós e todos os adubos utilizados são retirados do nosso compostor.
Os nossos legumes são 100% biológicos.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os resíduos que diariamente recolhemos no refeitório e na cozinha (restos de vegetais, cascas dos vegetais, cascas da fruta e caroço das frutas). Além disso , também colocamos folhas secas, relva fresca, etc...Os materiais são cortados em pequenos fragmentos e colocados no compostor. Estes fragmentos são controlados assim como a temperatura, a humidade e o arejamento do composto durante todo o processo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A nossa horta tem várias culturas: favas, ervilhas, nabo, coração, penca, cebola, morangos, alface, nabiças, aipo, couve-galega, alho-francês, rúcula, chicória, alface roxa, cenouras, batatas, tomate cherry, tomate chucha, cabaça, couve-flor, feijão, rabanetes, abóbora, beterraba, courgette, milho, pepino, pimento, brócolos, espinafres, espinafres selvagens, couve-roxa, cebola, cebola-roxa, girassol e aipo.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A nossa rega para já não chega a horta. A nossa horta é regada diariamente à maneira antiga (excepto quando chove). Os nossos alunos utilizam o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas e doenças é feita através da observação visual direta uma vez por semana para evitarmos situações mais graves.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Além das atividades pedagógicas inerentes à manutenção da horta, os legumes que nascem da nossa horta têm sido utilizados pela nossa cozinha para a confecção das saladas e das sopas. Para o próximo ano, com a horta consolidada, pretendemos desenvolver outro tipo de atividades.

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta além de ter servido para os alunos adquirirem alguns conhecimentos na área da agricultura biológica, fez com que muitos alunos pressionassem os pais a criarem as suas próprias hortas em casa. Temos cada vez mais pais a pedirem-nos conselhos e dicas de que como criarem as suas hortas.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica Louro Artur

avatar

Professor coordenador da horta: Manuel João Bispo dos Reis