Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Temos uma horta de plantas aromáticas há cerca de 4 anos. Criámos este ano letivo uma horta vertical. O processo iniciou-se em março com as sementeiras. Iremos fazer o transplante das plantas que brotaram em abril.

2. Área aproximada da horta (m²)

11,52 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Há o envolvimento de todas as áreas de conteúdo definidas para o pré escolar, numa visão holística do processo: conhecimento do mundo, expressão e comunicação, formação pessoal e social.

3.3. N.º de alunos envolvidos

46

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

A horta foi construída com materiais reciclados, recolhidos pelas famílias, resultantes de desperdícios da construção (tubos do sistema de rega). As paletes velhas foram oferecidas por uma empresa de transportes dos pais de duas criança.
Sempre que possuem materiais resultantes de restos da confecção dos alimentos, enviam-nos para o jardim e são colocados no compostor.
Na hora do regresso a casa os pais gostam de ir com os seus filhos observar a evolução das plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Descoberta, motivação, registo gráfico/fotográfico/vídeo, expressão corporal, conhecimento, noções temporais, comunicação, observação, diferenciação de espécies ... responsabilidade, todos estes ingredientes e a percepção do porquê de alguns elementos como água e sua quantidade, luz solar e temperatura. Aprender novos vocábulos e conceitos científicos.Ser motivo de conversa e envolvimento da família no espaço escolar são exemplos mais do suficientes para que se possa perceber o impacto desta atividade que extravasa o espaço escolar.
Perceber que a comida que nos chega à mesa é fruto de muito trabalho, atenção, cuidado.
Perceber que existe vida dentro da terra minhocas, lesmas, bichos-de-conta e a influência desses animais. Perceber a importância das joaninhas no combate às pragas e dos pássaros.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como é uma horta vertical não temos o problema das plantas infestantes. As regas são feitas pelas crianças que recolhem, em garrafas, a água da chuva do nosso reservatório/ colector e as despejam nos tubos de rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi o resultado de uma mistura de turfa da floresta, terra oferecida por uma empresa, cascas de ovos, e estrume curtido. Os materiais misturados foram colocados nos sacos que se encontravam dentro das paletes.
Adubo líquido, feito por nós, com cascas de banana, maçã, cenoura.... ao qual é acrescentado água. Fica em repouso por 3 dias. O líquido resultante (adubo) é misturado na água da rega.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor improvisado, feito com paletes. As crianças trazem de casa os desperdícios resultantes da confecção dos alimentos e colocam no compostor. As folhas secas recolhidas no recreio também são colocadas no compostor. Semanalmente humedece-se o material.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, tomate, pepino, curgete, couve (galega e coração), morangueiro, amores-perfeitos, cebola, beterraba.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foram feitos 23 grupos de crianças, cada grupo tem 2 elementos, e a responsabilidade de regar metade da palete que lhe foi atribuída. .

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As plantas são observadas diariamente ainda não se observaram pragas. Mas já vimos joaninhas e explicou-se a sua importância no controle de pragas da horta. Também temos a visita de pássaros que dão um forte contributo no controle das espécies nefastas (temos ninhos construídos pelas crianças em anos anteriores e colocados nas árvores do recreio).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Cultura hidropónica feita como recipientes plásticos próprios. As sementes cultivadas sem recurso ao solo mantém-se húmidas. Depois de germinarem e de alcançarem cerca de 10 cm de altura arrançam-se. Come-se tudo desde a folha até à raiz.
As nossas alfaces algumas serão confeccionadas para a festa de fim de ano outras serão vendidas na banca da horta na nossa festa de fim de ano que se realiza a 17 de junho.

15. Outros aspetos de realce da horta

A nossa "Espantalhona" que, não espanta completamente os pássaros mas evita que bandos maiores "arranquem as nossas plantinhas" para ter acesso às sementes quando estão a germinar. E as botas velhas com flores que lhe dão um toque de ternura. Ter uma horta é também desenvolver afectos.

15.1. Link para a página da horta

http://hortasbio.abae.pt/index.php?p=horta&id=426; http://receita-caldeiradademiudos.blogspot.pt/; https://www.facebook.com/Jardim-de-Inf%C3%A2ncia-de-Boleiros-Maxieira-209016892617090/

 

Publicado por: Jardim de Infância de Boleiros-Maxieira

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Professor coordenador da horta: Filomena Marques