EB 2,3 Sophia de Mello Breyner

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

já há alguns anos mas estava desativada

2. Área aproximada da horta (m²)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ed. visual

3.3. N.º de alunos envolvidos

2 turmas

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

limpeza e rega uma vez por semana. durante os 1º e 2º período

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

não existem exemplos a não ser com os cartazes / fotos que vão sendo expostos

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

alguns dos alunos deslocam-se ao espaço e remedeiam o que for preciso sem organização prévia

7. Como é feita a preparação do solo?

1º foi necessária uma limpeza das infestantes (ervas) e pedras.
2º foram plantadas as espécies ( cebola, couve galega, penca, alface de inverno e recuperados uns morangueiros)
foi utilizado o fertilizante (que ainda não estava composto) folhas e mato recolhidos no eco compostor.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

alguns resíduos da cantina e folhas do espaço escolar num eco-compostor recuperado

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

aromáticas
cebola
couve galega e couve penca
alface de inverno
morangos

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

temos um poço (depósico9 que é utilizado nos banhos e na horta

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

não aconteceram

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

não existem

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

plantação de espécies autóctones

15. Outros aspetos de realce da horta

Pouca adesão / interesse.
falta de formação
precisa de maior motivação
horários, alunos

15.1. Link para a página da horta

não existe

 

Publicado por: EB 2,3 Sophia de Mello Breyner

avatar

Professor coordenador da horta: Mónica Sofia de Almeida Pinto