EB 2/3 Arqueólogo Mário Cardoso

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Disciplina de Horto/floricultura

3.3. N.º de alunos envolvidos

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Quando colaboram na compra e venda de compotas feitas a partir dos frutos cultivados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Melhoria dos resultados escolares dos alunos e oportunidade de enriquecimento de conhecimentos teóricos e sobretudo práticos do curso profissional que alguns alunos frequentam.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente é distribuídas tarefas pelos alunos quer do curso quer outros alunos voluntários do ensino especial. A repartição de tarefas é feita em grupos de três ou quatro elementos. Um elemento de cada grupo é responsável pela preparação, arrumação e preservação dos materiais utilizados tendo sempre em atenção o cumprimento das normas de higiene e segurança no trabalho.

7. Como é feita a preparação do solo?

Preparação feita com regularidade e sempre que as condições climatéricas possibilitam.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de comida da cantina e vegetação em decomposição natural.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Legumes e frutas

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Duas ou três vezes por semana.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Os caracóis são removidos com muita frequência.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. Foram removidos manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Produção e venda de compotas.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: EB 2/3 Arqueólogo Mário Cardoso

avatar

Professor coordenador da horta: José Ricardo Cunha da Silva