Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos. Em 2008-2009, iniciámos com uma horta de cerca de 75m quadrados, integrada no espaço escolar. No ano escolar de 2011-2012, reaproveitamos o terreno baldio contíguo à escola, do Município e construímos a grande horta.

2. Área aproximada da horta (m²)

Horta grande: 900m quadrados Horta pequena: 75m quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais, Físico Química, Geografia, Português, Jardinagem, HGP, Estudo do Meio, Matemática, Atividade Lúdica Expressiva (1ºciclo), Clube Eco Escolas, Clube de Meteorologia.

3.3. N.º de alunos envolvidos

109

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

8

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Através das atividades e iniciativas propostas em reuniões ou pelos filhos com convites. Também participando na construção de projetos e no fornecimento de materiais e na cedência de sementes e plântulas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Ao longo dos vários anos de implementação da horta notamos que os alunos vão estando cada vez mais sensibilizados para o trabalho que aqui se realiza. O ambiente e a alimentação saudável são temas transversais às matérias abordadas nas salas. A horta proporciona diversas possibilidades de exposição destes temas e permite o desenvolvimento de ações pedagógicas em equipa, explorando a multiplicidade e interdisciplinaridade das diferentes formas de aprender e de ensinar. Neste sentido, a horta possibilita intervir na cultura dos alunos e envolver a participação dos professores em novas práticas pedagógicas. Permite ainda, consolidar os conhecimentos e fomentar o gosto e o respeito pela Natureza e pela preservação e engrandecimento do património natural da região.
A horta permite desenvolver o espírito de entre ajuda, cooperação e partilha de conhecimentos entre os elementos da comunidade educativa.
Tem sido local de visita dos diferentes estabelecimentos de ensino (JIs e EB1s) do agrupamento.
Também a venda direta dos produtos hortícolas na escola, possibilita a divulgação dos mesmos e das práticas seguras e saudáveis na agricultura/horticultura.
Gradualmente as famílias dos utilizadores da horta foram alterando algumas práticas de cultivo e hábitos alimentares. Passou-se a falar de compostagem e a realizá-la em casa e, a valorizar práticas amigas do ambiente e da preservação dos recursos naturais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Professora coordenadora do projeto Horta Escolar Bio; Existe um regulamento de funcionamento e do utilizador da horta biológica; O apoio do Clube Horta Bio, Curso Vocacional, na disciplina de Jardinagem; Cada utilizador possui um talhão que o cultiva segundo os princípios da Agricultura Biológica e respeitando o regulamento; São realizadas sementeiras (sementes biológicas) em estufa pelos alunos do clube, de acordo com a época e que depois são cedidas aos utilizadores; Todos os utilizadores contribuem com os resíduos orgânicos das suas hortas para a compostagem; A coordenadora do projeto presta colaboração/apoio aos utilizadores da horta (demonstrações); Projeto Escola+Verde (Município).

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano e, em virtude do solo da horta, compactar com facilidade, foi necessária a sua mobilização, com auxílio do escarificador e da grade, tendo sido inicialmente realizada a limpeza dos detritos existentes. Foram deixados alguns resíduos das culturas, para serem incorporados ao solo como fontes de azoto e de nutrientes.
Posteriormente a turma do Curso Vocacional - Jardinagem, fez de acordo com a planta da horta, a definição das parcelas e dos carreiros de circulação.
As fases seguintes foram de incorporação de matéria orgânica obtida através da compostagem produzida na escola e de cinza de madeira, resultante da queima de lenha das podas, pois o solo da horta tem uma acidez média.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É realizada através da compostagem (pilhas e compositores de plástico).
Materiais utilizados: 1. Com elevado teor em carbono: palhas, cascas, serrim, folhas, podas. 2. Com elevado teor em azoto: borras de café recolhidas nas pastelarias dos arredores da escola, do bar dos professores ou de casa dos professores; desperdícios de cozinha da cantina e de casa, composto basicamente por cascas, desperdícios e restos de frutas e legumes e por cortes de relva dos jardins – tendo o cuidado de alternar, sucessivamente, no compostor/pilha as camadas de material castanho e verde, sendo que a primeira e última camada, são sempre materiais castanhos para evitar a lixiviação e ação direta da luz solar (na pilha).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações utilizadas são as que combinam gramíneas e leguminosas, aproveitando a fixação de azoto das leguminosas e as vantagens da gramínea, na proteção do solo, contra a erosão. Também realizamos associações de hortícolas com diferentes velocidades de crescimento, para aproveitar melhor o terreno. Outras consociações são planeadas com vista à proteção das culturas, nomeadamente no combate de pragas com efeito de repelência ou atração de insetos auxiliares. Temos o cuidado de selecionar variedades resistentes e bem adaptadas às condições locais. Variedades regionais são mais tolerantes a pragas e doenças.
Associações já instaladas na horta: a) Alface, cebola, rabanete e cenoura, b) Batata, feijão e espinafre; c) Ervilha, alface, couve lombarda; d) Alface e salsa; e) Fava, coentros, couve-penca, f) Ervilha, salsa, cravo-túnico, couve-lombarda, alface; g) Ervilha-de-cheiro, pelargónio, salsa, couve-coração; h) Alho, alface, couve-portuguesa; i) Alho-francês, cebola, alface; j)Couve-flor, acelga, beterraba, alho-francês, endro, alecrim, rosmaninho, erva-cidreira; l)Feijão da trepa, chagas, salsa, coentro; m) Cenoura, feijão da trepa, aipo; n) Pepino, tomate, pimento padrão.
Ao longo da horta plantamos uma bordadura de ervas aromáticas e de flores com o intuito de funcionarem como plantas inseticidas/ insetífugas e, ainda outras com a função de plantas-armadilhas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O Sistema de rega funciona através de bombagem de água do ribeiro que passa junto à horta. Também aproveitamos as águas pluviais e guardamos em quatro tanques (1000L, cada). Construímos eco bidons, que são o aproveitamento de velhos bidons, e recolhemos a água da chuva para rega das plantas na estufa.
Em alguns talhões já temos instalado o sistema de rega gota a gota, alimentado pelos tanques.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Inspeção regular das culturas para verificar o seu aspeto (manchas ou mordeduras); são realizadas culturas diversificadas, estabelecendo rotações; luta biológica - joaninha/pulgão; atração de auxiliares pela plantação de espécies diversificadas; manutenção dos ninhos artificiais e do hotel para insetos; criação de bordaduras de flores coloridas; armadilhas de cerveja; apanha manual de pragas; manter a horta limpa de ervas daninhas e de lixo; são criados espaçamentos entre culturas e controlo da rega para não originar o desenvolvimento de fungos; instalação de culturas intercalares de plantas aromáticas como medida de prevenção.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas – Criação de barreiras e cinzas de madeira; favas e ervilhas (pulgão) - pulverização de solução de água de sabão; couve (lagarta da couve) – remoção manual; Caracol (orifícios nas folhas) – apanha à mão e armadilhas de cerveja; Cochonilha (tufos de algodão nas folhas das hortícolas) – pulverização de jatos de água nas folhas. Grande área da horta foi cultivada com centeio e tremocilho para adubação verde e atração de aves.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Sim. Hotel de insetos: joaninhas, ácaros, percevejos, abelha solitária, lagartixas, centopeias, aranhas, grilos, escaravelhos, besouros, bichas-cadelas; nas proximidades da horta bio, caixas-ninho para aves insetívoras.
Prevê-se a construção de um galinheiro com galinhas Pedrês Portuguesa, Preta Lusitana e Amarela.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- A horta tem também uma vertente social. Apoia, através do Cabaz Verde, famílias carenciadas com produtos da horta.
- Workshop “Aldeia de Sabores”, organizado pela coordenadora do Clube da Horta Bio, prof.ª de Educação Especial e com a colaboração do Curso Vocacional e destinado à comunidade escolar. Contou com a participação do Chefe Vinagre e de alunos do curso de cozinha da Escola Profissional Amar Terra Verde. Grande parte dos produtos utilizados (legumes e ervas aromáticas) foram colhidos na horta, sendo preparados refrescos diferentes sabores e saladas com diferentes molhos para degustação pelos participantes. Pretendia promover a agricultura, a orientação vocacional e educar para a alimentação saudável e sustentável. Esta atividade encerrou a semana dos Global Action Days (GAD) dando o merecido destaque para o papel educador da horta.
- Visita das turmas à horta para aulas práticas/experimentais (todos os níveis de ensino).
- Desenvolver atividades integradas no Projeto Escola+Verde, com alunos do 1ºciclo e participação no concurso do município.
- Articulação curricular das disciplinas e as AEC nomeadamente a Atividade Lúdica Expressiva, 1º ciclo.
- Cedência de legumes para a aprendizagem de confeção de refeições para preparação dos alunos com estágio Erasmus+ (curso vocacional).
- Venda direta.
- Aromáticas para a cantina.

15. Outros aspetos de realce da horta

Em primeiro lugar pela sua dimensão. Em segundo, pelas interações que se geram, entre a escola e a comunidade educativa. Estabelecemos parcerias com a comunidade local e alargada para nos ajudarem a melhorar a horta. Depois, para além do modo de produção ser bio, é sujeita a um Regulamento de Utilizadores. Cada talhão/parcela é explorada por utilizadores: professores, assistentes operacionais, alunos dos diferentes níveis de ensino; Clube da Horta Bio e pais. É tida como um potencial recurso educativo e a par da estufa, um laboratório vivo de aprendizagem.
Também neste ano, implementamos outras formas de modo de produção sustentável, em semi hidroponia com garrafas PET, de ervas aromáticas, construímos um jardim vertical de aromáticas, envolvendo a turma 2ºC do Centro Escolar da escola, com articulação entre a horta, Estudo do Meio e a Atividade Lúdica Expressiva - ALE. Ainda nesta turma, ao nível da educação literária, inserida no Plano Nacional de Leitura, articulou-se a obra “Bichos, bichinhos e bicharocos” com visitas à horta e ao hotel de insetos, onde foram realizados trabalhos construtivos e plásticos em ALE, para o Carnaval.
Foi realizado o levantamento da avifauna na região, pela turma 3ºB, para assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade e do Ambiente, através do desenho de aves, breve descrição e a construção de um painel, para exposição. Esta atividade foi articulada com o Português, Estudo do Meio, ALE e a horta. Na turma 3º/4ºC foi realizada a “Casa da árvore”, para alertar para a preservação do Sobreiro e da floresta autóctone em geral. Com a técnica do amasso (jornais velhos e fita cola crepada) foi recriado, um sobreiro com cerca de 1,80m. Esta atividade contou com a articulação curricular das disciplinas de Estudo do Meio, Expressão Plástica, ALE e a horta.
Pretendemos ainda fazer protocolo com a Quercus, Núcleo de Braga, para formação em Agricultura Biológica dirigida à comunidade educativa (alunos, professores, assistentes operacionais, pais e agricultores locais).
A participação de agricultor local na mobilização do solo, com alfaias agrícolas mecanizadas, uma vez que o solo tem forte tendência para compactar e com grandes quantidades de pedra. Não se pode moldar ou mudar rapidamente o solo, de acordo com as nossas necessidades ou expectativas, pelo que é importante criar condições para o solo produzir de forma sustentável.
Em parceria com o Município, deu-se continuidade à reflorestação do Bosque das Autóctones e junto da horta, com dádiva de pequenas árvores autóctones da região.
Assinalámos o Dia da Floresta Autóctone, com a participação da turma 3ºB e do Curso Vocacional na plantação das pequenas árvores;
Colaboração das famílias para nos cederem sementes, nomeadamente o centeio para a adubação verde; replantação dos morangueiros na pequena horta, em que todos os rizomas foram cedidos por um encarregado de educação; garrafas PET e trapilho.
Fazemos a germinação das culturas em estufa, para posterior transplantação na horta e jardins;
Desenvolvemos atividades experimentais entre as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química: análise física e química do solo, estudo dos fatores ambientais na sementeira, germinação e crescimento das plantas.
Pretendemos construir um galinheiro e começar a produção e preservação de raças autóctones – galinha Pedrês Portuguesa, Preta Lusitana e Amarela. Para este projeto, contámos com a colaboração da Cooperativa Agrícola do Concelho.
O apoio de uma cozinha especificamente equipada para ensinar os alunos com NEE (e outros) a confecionarem as suas refeições com os produtos da horta, tendo em vista a sua preparação para vida ativa;
Fazemos várias colheitas e utilizamos os produtos da horta na Campanha Cabaz Solidário. Participámos com as culturas da horta, principalmente ervas aromáticas, na Feira Quinhentista do concelho, em articulação com a disciplina de HGP.
Plantamos canteiros de flores e de plantas aromáticas para atrair insetos polinizadores e aumentamos a área do pomar com mais árvores frutíferas.
Preservamos a biodiversidade existente, através da manutenção das caixas ninho, do hotel para insetos, das sebes de vegetação natural e espontânea (arbóreas, arbustivas e herbáceas) nas delimitação do campo agrícola, bem como, a preservação do bosque das melíferas e das autóctones, constituindo nichos favoráveis ao desenvolvimento de animais auxiliares, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema agrícola, pelo aumento da diversidade de flora e fauna que ali vive.
Conservamos o recurso hídrico existente - ribeiro, e a vegetação ripícola existente nas margens e também, utilizamos a água para rega da horta. Enriquecemos a biodiversidade com a exploração agrícola criando e mantendo mosaicos/parcelas com produção de centeio e tremocilho que disponibilizam alimento para insetos e aves e, por fim destinam-se a adubação verde.
Cremos que a horta é um local educativo-pedagógico de toda a comunidade educativa, que tem permitido a valorização do modo de produção bio e a dignificação da profissão de agricultor; perceção de sustentabilidade, consciência ecológica, noção de comida e cozinha saudável; participação e dinamização em/de ações e palestras de sensibilização à consciência ambiental e alimentação saudável.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva

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Professor coordenador da horta: Maria Madalena Rodrigues de Sousa