Escola Básica do Castro

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 12 anos dentro de uma estufa. Atualmente uma outra no exterior com aproximadamente 10 metros quadrados.

2. Área aproximada da horta (m²)

10 m².

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação para a cidadania e Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos tinham o preconceito de que a prática agrícola e um trabalho com pouco mérito, não lhe atribuindo o valor necessário mesmo como meio de subsistência em meio mais urbanizado. Alunos falam que alguns avós também semeiam ervas aromáticas; beterraba; cebolo. Mas quanto aos seus pais raros são os alunos que compartilham estes afazeres em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na área de Educação para a Cidadania pelo menos uma vez por mês procedem a uma monitorização do espaço. e Semanalmente no âmbito do Projeto Eco-escolas os alunos que se encontram sem atividade letiva acompanham o coordenador executando várias tarefas- rega, corta de ervas daninhas, recolha de folhas ou a sementeira/plantação.
As turmas envolvidas começaram pela sementeira em cuvetes em sala de aula, através do estudo dos fatores abióticos.
Na área de Educação para a Cidadania os professores têm sensibilizado os alunos para a participação destes na repicagem e plantação das plântulas germinadas na horta escolar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como a qualidade do solo nesta área não era muito boa para a agricultura transportaram-se vários carinhos de composto obtido da compostagem para este local. Só assim foi possível iniciar a sementeira e favas inicialmente e a repicagem de ervilheiras para este local.


8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Numa área contígua à estufa da escola há 3 compositores e junto da horta escolar. Os materiais orgânicos utilizados são as aparas de relva, folhas das árvores e restos de fruta.


9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta escolar ao longo do ano teve ervilhas, favas, cebolo, beterraba, couve portuguesa, salsa, coentros, tomates couve coração. Dentro de garrafões houve salva, alecrim, erva-cidreira e plantas ornamentais, pepinos alho francês, pimentos e tomates.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha da água das chuvas permite a rega, nos dias em que o solo, se encontra mais mais seco.A rega é efetuada com recurso a um regador ou através de uma garrafa de 1,5 litros com a tampa perfurada. Sempre que o solo esteja seco, administra-se água pela manhã ou final da tarde. Mas como tem chovido bastante não tem havido regas sistemáticas.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Observam-se as folhas e caules semanalmente e não foram observados quaisquer doenças ou pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Placas de identificação das espécies cultivadas;
Importância das hortícolas na manutenção da saúde.
Decoração do espaço envolvente com canteiros feitos com material reutilizado.

15. Outros aspetos de realce da horta

A sementeira de plantas aromáticas é feita com o intuito de quando as plântulas estiverem crescidas se os alunos que as quiserem levar para casa o possam fazer.

15.1. Link para a página da horta

Site da escola: http://aecc.pt/; https://www.facebook.com/HortasBioNasEcoEscolas/

 

Publicado por: Escola Básica do Castro

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Professor coordenador da horta: José António da Silva Cruz