Escola Básica de Gavião

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A concurso existe esta pequena horta há 2 anos. Mas existe uma de maior dimensão há uns 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

30m2 aprox.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4 de forma mais direta.

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Clube do Ambiente; Educação Tecnológica 5ºano; pré escolar; 3ºano; AEC 1º e 2ºanos.

3.3. N.º de alunos envolvidos

aprox. 86

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Estiveram envolvidos os avós das crianças do pre escolar, na comemoração do Dia da árvore, onde plantámos dois pessegueiros, cebolo e alfaces.
Indiretamente participaram os pais/encarregados de educação dos alunos do 1º e 2ºanos, com o envio/contributo de sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Neste espaço e no espaço do cantinho dos aromas (noutro espaço da escola) existem ervas aromáticas (salsa e coentros) que são utilizadas no refeitório sempre que necessário.
A maioria dos produtos são vendidos na escola e foram também entregues na Santa Casa da Misericórdia (Lar).
Quando os produtos são são vendidos na totalidade dentro da escola, são levados para a entrada e vendidos aos encarregados de educação. O dinheiro realizado é utilizado na compra de sementes, produtos e tintas para melhorar o espaço exterior.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

. A Horta biológica está situada num espaço reservado. Tem acesso qualquer docente e para isso basta solicitar a chave na portaria.
As tarefas são repartidas por entre as turmas anteriormente mencionadas, consoante a disponibilidade de cada uma. O funcionário tem um papel muito importante na orientação das épocas das culturas e respetivas colheitas.
Uma outra funcionária colhe produtos, como salsa e coentros, sempre que lhe fazem pedidos.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi limpo e preparado no inicio do ano letivo. Utilizámos estrume biológico, fomos buscar terra
(folhas e terra junto aos sobreiros) aos terrenos perto da escola, para a terra ficar mais macia. Utilizámos também o estrume do compostor.
Os alunos mais velhos, do Clube do Ambiente, juntamente com o funcionário prepararam a terra.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor no espaço da horta, onde colocámos restos organicos provenientes da cozinha./refeitório. Na cozinha deitam resíduos para um balde, que no final do dia durante as AEC iamos com os alunos despejar ao compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas realizadas foram de início os coentros e salsa. Foram semeadas nabiças, nabo e alfaces.
Junto às favas, plantámos cebolo e feijão. Também junto a essas culturas plantámos morangueiros e pessegueiros.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a água da rede pública. Tentamos não desperdiçar, fazemos rega com os alunos ao final do dia, quando das atividades. Sempre que necessário é feita pelo funcionário.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a verificação quando regamos e vamos à horta. O funcionário responsável todos os dias vai à horta verificar como estão as culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não houve nada de maior a registar, no entanto as favas começaram a ter piolho, mas estavam já no final da colheita. Foram arrancadas e deixadas na terra para fertilizar. Existem as ervas aromáticas quer na horta, quer no cantinho dos aromas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Como já referido os produtos foram vendidos dentro da escola e por vezes também são vendidos junto à portaria, para os encarregados de educação. São utilizados no refeitório da escola, principalmente a salsa e coentros. Foram também entregues alguns na Santa Casa da Misericórdia da localidade.

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta é conhecida de toda a comunidade. Os alunos aprendem a mexer na terra, a semear e plantar, bem como verificam a evolução das culturas realizadas. Participam na preparação da terra, na sementeira, na rega e colheita.
Alguns docentes, aproveitaram o espaço para levar os alunos nas aulas de Ciências Naturais e Estudo do meio.

15.1. Link para a página da horta

https://empreambientarte.blogspot.pt/2017/05/entrega-de-produtos-da-horta.html

 

Publicado por: Escola Básica de Gavião

avatar

Professor coordenador da horta: Cristina Maria Cabrito Diogo Mingacho