Escola Básica e Secundária de Fajões

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta pequena horta existe à três anos. A horta vertical foi elaborada apenas este ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

a horta pequena tem cerca de 50m2, a horta vertical tem cerca de 2m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Clube eco-escolas, Atividades de Vida Diária (AVD) (Educação Especial).

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Comprando os produtos da horta.
Fornecendo algumas sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos foram chamados a ajudar na plantação e sementeira dos produtos. Colheram os produtos e ocuparam-se da venda dos mesmos. Foi dado a conhecer a todos que as sopas da cantina incluíam produtos da horta biológica.
Na horta vertical os alunos foram envolvidos na construção da estrutura e na preparação das "embalagens vasos". Depois realizaram todo o processo, desde a sementeira à colheita.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano a manutenção da horta foi responsabilidade de uma funcionária e dos alunos eco-escolas. O clube tem uma frequência semanal.
Na horta vertical os alunos realizaram todas as tarefas na disciplina de AVD.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi limpo antes do inicio das aulas em setembro pela funcionária envolvida. Ao longo do ano foram realizadas várias sementeiras e transplantações de produtos comprados com as verbas angariada com a venda dos produtos da horta. As fertilizações foram feitas exclusivamente com o composto produzido na escola.
Na horta vertical foi utilizado solo da horta e composto produzido na escola.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta e vegetais provenientes da cantina escolar, folhas recolhidas no recinto escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Não foram realizadas consociações.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi realizada pelos alunos envolvidos, sempre que necessário, com a coordenação da assistente operacional e das professoras envolvidas.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que os alunos se deslocaram à horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Foram realizadas vários mercados de produtos.
As couves, as pencas e as ervas aromáticas foram utilizadas na confeção de refeições na cantina.
As pencas utilizadas no jantar de Natal foram provenientes da horta.

15. Outros aspetos de realce da horta

O envolvimento de alunos do Educação Especial. Estes alunos não têm muitas oportunidades para realizar atividades fora da sala de aula e desta forma foram envolvidos numa atividade muito estimulante, tendo participado com muito entusiasmo e responsabilidade.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária de Fajões

avatar

Professor coordenador da horta: Helena Maria Oliveira Azevedo