Escola Sec. Dr. Ângelo Augusto da Silva

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4

2. Área aproximada da horta (m²)

300

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Unidade de Ensino Estruturado (Currículo Específico Individual, D.L.R. nº 33/2009/M) e Geografia (Ensino Básico e Secundário).

3.3. N.º de alunos envolvidos

11

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

1- Criação de um espaço onde os alunos da Unidade de Ensino Estruturado possam desenvolver atividades de cariz funcional, com o objetivo de promover a autonomia pessoal e social, aumentar a responsabilidade, adquirir hábitos de trabalho e competências que podem ser úteis para a sua vida pós-escolar, contribuindo também para a inclusão destes na vida ativa na comunidade onde estão inseridos;
2- Criar um espaço na horta onde possam ser experimentadas técnicas referentes à agricultura biológica;
3- Sensibilizar para uma alimentação saudável, para a preservação dos recursos naturais, solos e biodiversidade;
4- Promover um espaço de aprendizagem e de lazer para toda a comunidade educativa.
5- Divulgar o trabalho desenvolvido pelos alunos e comunidade educativa sobre a agricultura biológica na Bio-Horta da Escola, através da participação em concursos Nacionais e Regionais ( "Hortas-Bio 2017", promovido pela ABAE e "Uma Escola, um jardim 2017, categoria Bio-Horta grande, promovido pela Câmara Municipal do Funchal). No concurso "Uma Escola, um jardim 2017, categoria Bio-Horta grande" a Bio-Horta foi premiada com o 2º lugar, no dia 06-06-2017).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção e a repartição de tarefas é realizada de acordo com a disponibilidade dos alunos, as suas competências e os seus interesses. Tem se em conta também as condições climatéricas e o evoluir das culturas e controlo das ervas infestantes.

7. Como é feita a preparação do solo?

- Inicialmente é arada a terra. É feita a monda e o enriquecimento da terra com material orgânico proveniente da compostagem. Finalmente é realizada a sementeira.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Matéria orgânica da própria horta e do jardim. Pó do café proveniente do bar da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

ver legenda do croqui.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada pelos alunos ao final do dia, maioritariamente com recurso a água de abastecimento público, utilizando uma mangueira, balde ou regador adaptado.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Através da observação direta, quando as mesmas surgem.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pulgão. Foi combatido através do sabão de cozinha diluído em água.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

São confecionados alimentos para os alunos da Unidade de Ensino Estruturado. (sandes, omoletes, chás...) São realizados pequenos mercados para a comunidade escolar. O valor monetário que é angariado é utilizado para a compra de utensílios para a própria horta e para a compra de materiais de desgaste rápido.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Sec. Dr. Ângelo Augusto da Silva

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Professor coordenador da horta: Fátima Marina Gonçalves