Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de oito anos

2. Área aproximada da horta (m²)

cerca de 200m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Agricultura Biológica (6ºano) e de Oficina do Ambiente (8º ano)

3.3. N.º de alunos envolvidos

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram convidadas a colaborar através da oferta de sementes ou plantas para a horta e autorizando os alunos a realizar trabalhos na horta da escola. Participam sempre que é solicitado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta da escola permitiu a troca de experiências entre os diferentes intervenientes, valorizando os conhecimentos que muitos dos alunos possuem ao nível da agricultura, uma vez que a escola se insere no meio rural, reforçando assim a confiança de alguns dos discentes nas suas capacidades/competências.
Os produtos da horta, por exemplo funcho, cavalinha e caninha, são utilizados no bar da escola para fazer infusões gratuitas para toda a comunidade escolar, em colaboração com a Rede de Bufetes Escolares Saudáveis. As ervas aromáticas, por exemplo a salsa, são utilizadas na cozinha da escola com alguma frequência.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas disciplinas de Agricultura Biológica e de Oficina do Ambiente das turmas de Percursos Curriculares Alternativos do 6º D e 8ºD, respetivamente, os alunos deslocam-se à Horta acompanhados pelos professores para realizar atividades de manutenção. A divisão de tarefas é realizada de acordo com os conhecimentos de cada um, assim, os alunos que dominam as técnicas agrícolas cavam e preparam o terreno para a plantação. Além destas atividades orientam os colegas na realização de outras atividades. Os outros participantes realizam as atividades que sabem, apanha da erva manual e colheita de alguns produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

O trabalho realizado é manual com o auxílio de enxadas, sachos e pás, excetuando situações em que é necessário cortar a vegetação espontânea com uma máquina. Posteriormente, solicitamos aos alunos e encarregados de educação que nos cedessem sementes ou plantas para a horta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sim. Realizamos a compostagem com resíduos orgânicos provenientes da cantina da escola, com folhas secas e ervas cortadas na horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta cultivamos feijão, alho francês, cenoura, couves, batata, alface, beterraba, favas, cebolas, ervilhas, tomate, bananeira e ervas aromáticas (hortelã, segurelha-limão, salsa, tomilho e orégãos) e plantas para infusões (caninha, cavalinha e funcho). Na mesma parcela plantamos alface roxa e alface frisada.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No nosso concelho a precipitação é abundante, no entanto quando é necessário regamos a horta com regador/balde e com o sistema de rega. Tentamos, sempre que possível, regar ao final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é realizada através da observação das plantas, quando são realizados os trabalhos na horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Foram utilizadas ervas da nossa horta para a realização de infusões (caninha e funcho), sendo servidas no bar da escola de modo a promover hábitos alimentares saudáveis, em articulação com a Rede de Bufetes Escolares Saudáveis. Algumas das ervas aromáticas são utilizadas na cantina da nossa escola.
Realizamos uma exposição com os produtos da horta de modo a promover a agricultura biológica.
Foram realizadas trocas de alguns produtos, nomeadamente de favas, batatas, ervilhas e alface.

15. Outros aspetos de realce da horta

Partilha de experiências entre os intervenientes.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade

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Professor coordenador da horta: Lídia Susana Lima Monteiro