EB de Águeda + Jardim de Infância

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Até 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

10 docentes (6 docentes do 1ºCeb e 4 do pré escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos

255

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

7

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Quando solicitado e de acordo com a disponibilidade. Na totalidade das famílias, exercem a sua atividade profissional, mesmo os avós ainda trabalham.Colaboram mais enviando plantas e sementes para a horta e jardim.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças gostam de cuidar da horta e sentem-se envolvidos. A atividade prática é a mais preferida, privilegiando o plantar, o regar e o colher.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As crianças são acompanhadas pelos professores. Entre os professores há articulação de acordo com a sua planificação das aulas. O 1º ciclo associa a prática mais aos conteúdos do estudo do meio; Para o pré escolar o tratar da horta é uma área transversal, relacionada com todas as áreas de conteúdo.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo foi feita a pormenor no inicio do ano letivo ,com a colaboração das assistentes operacionais, bem como o cavar. As crianças do pré escolar colaboraram no retirar dos resíduos (lixos) AS folhas secas foram envolvidas na terra. Periodicamente temos a colaboração de pais(proprietários de CAFÉS/PASTELARIAS) que nos apoiam dando-nos as "borras" de café e cascas de ovos, utilizadas para fertilizar a terra.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e flores secas do jardim, cascas de fruta, essencialmente.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tentou-se diversificar um pouco a plantação, para enriquecer o conhecimento das crianças: semearam-se cebolas, ervilhas e batatas ;plantaram-se plantas de batata doce, alface, couve ,tomate, espinafres, curgetes, alho francês, pepinos, pimentos, couve alta, couve flor e couve roxa, morangueiros.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Ainda temos um problema com a ligação da águas pluviais. Aguardamos a colaboração da C. M. Águeda.
A água da chuva ainda é recolhida com meios precários. As crianças utilizam o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Felizmente não tem havido pragas. Utilizamos também as flores e plantas aromáticas para equilíbrio ambiental. A vigilância é assídua, pois quando se utiliza o compostor, observa-se a horta. Entre as famílias da escola temos uma engenheira agrónoma que nos vai dando algumas orientações.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Este ano a plantação de morangueiros não está a dar o resultado espectável.
Mesmo assim as crianças já fizeram a a sua salada de alface e aguardam ansiosamente o amadurecimento dos tomates.

15. Outros aspetos de realce da horta

As crianças gostam de observar o crescimento e desenvolvimento das plantas. São mais sensíveis à natureza e acompanham ansiosamente o amadurecimento dos frutos. Tivemos a oportunidade de ter o apoio de uma Bióloga da CM de Águeda que nos proporcionou uma ação de formação e sensibilização sobre a Biodiversidade que nos permitiu entender melhor a presença de alguns pequenos animais (insetos e rastejantes essencialmente) e sua importância para o equilíbrio da natureza.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: EB de Águeda + Jardim de Infância

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Professor coordenador da horta: Maria da Graça Cunha Jegundo