Escola Sec. Ferreira Castro

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

9 metros quadrados na horizontal com uma treliça na vertical com 6 metros

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

As 7 turmas do 1º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos

169

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1 Assistente operacional e o seu marido

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

envolvimento reduzido.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta permite a discussão de temas diversificados ligados à nutrição e à ecologia e à valorização da Natureza. Os alunos revelam um conhecimento mais próximo e profundo da realidade; aprendem a tratar da terra, conhecem uma maior diversidade de alimentos e todo o processo de produção; influenciam as famílias reportando as suas experiências, levando-as à adoção de atitudes ambientalmente mais conscientes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na 1ª e 2ª fases (preparação e sementeira/plantação) os alunos participam por turmas, sendo atribuído a cada grupo um talhão onde é plantado ou semeado um vegetal. A manutenção é feita na totalidade da horta por uma turma com o respetivo professor e assistente, em sistema de rotatividade, semanal ou quinzenalmente, de acordo com as necessidades. Para a rega é utilizada água pluvial armazenada num coletor.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicia-se a limpeza removendo as ervas maiores à mão e enterrando as rasteiras em sulcos feitos com a enxada e cobrindo-as com terra. Adiciona-se o composto orgânico produzido no compostor.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita em dois compostores alimentados com os restos da fruta consumida na escola, folhas e restos de vegetais e alguma matéria orgânica trazida de casa. É periodicamente remexida e molhada caso se verifique essa necessidade.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, cebola, cenoura, tomate, alho, couve, morangos, framboesas e chuchu. Plantas aromáticas: alecrim, alfazema, limonete e hortelã.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita de acordo com as necessidades das plantas tendo em conta as condições climatéricas e sempre com água pluvial se existente.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

São usadas plantas aromáticas (alecrim, alfazema, limonete, hortelã) no rebordo da horta e, sempre que possível são retiradas as folhas mais infestadas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pulgão e caracóis

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Sec. Ferreira Castro

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Professor coordenador da horta: Catarina Paula Ferreira Silva Santos