Escola Dr. Diogo Albino de Sá Vargas

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há três anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

20 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos

66

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem com o fornecimento de sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A comunidade, de um modo geral, poderá comprovar que é possível criar uma horta, mesmo quando não se dispõe de um terreno, podendo a horta da escola servir como modelo a ser replicado nos lares das famílias envolvidas ou em qualquer outro da comunidade envolvente.
Os alunos poderão acompanhar todas as fases do desenvolvimento das culturas, desde a sua germinação, crescimento e amadurecimento, participando em todas as tarefas, da sementeira, rega, monda até ao transplante.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta obedece a um plano semanal, ficando cada uma das turmas, encarregue dessa tarefa uma vez por semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

Antes de iniciar a sementeira e transplantes, foi adicionada a cada garrafa uma pequena porção do composto obtido no nosso compostor. De seguida mobilizou-se a terra para incorporar o composto e promover a circulação de ar.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os resíduos orgânicos colocados na pilha de compostagem são depositados em camadas alternadas de verdes e castanhos. Os resíduos verdes provêm essencialmente de restos de legumes e frutas da cantina, aparas de relva fresca, cascas de ovos e borras de café, enquanto que os resíduos castanhos são constituídos por folhas e ramos secos, cascas de ovos, aparas de relva seca, cascas de frutos secos, de batatas e palha. São ainda colocadas no compostor, todas as ervas daninhas resultantes da monda das culturas da horta vertical e resíduos orgânicos que os alunos trazem de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações de culturas foram amores-perfeitos/morangueiros/cravinas/alfaces.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Esta tarefa está incluída num plano semanal, em que cada dia da semana corresponde a uma das quatro turmas da escola.
A rega é realizada com regadores e garrafas. Quando disponível, utiliza-se a água que é recolhida em recipientes de plástico reutilizados para a recolha de águas pluviais.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é realizada através da observação diária da horta por parte dos alunos.
O controlo de pragas é efetuado através da colocação de caixas ninho, para atrair para a área da horta, aves insetívoras que poderão contribuir para a eliminação de pragas das culturas da horta vertical.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos hortícolas e ervas aromáticas obtidos serão entregues na cozinha da Instituição.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Dr. Diogo Albino de Sá Vargas

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Professor coordenador da horta: Austelina Rego