Escola EB/S de Rebordosa

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Horta e jardinagem (CEI- UEE); CN; FC

3.3. N.º de alunos envolvidos

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Aproveitamento dos tempos livres dos alunos; aprender a partilhar, trabalhar em equipa; conhecer e diferenciar ervas daninhas de hortícolas; aprender técnicas básicas de compostagem,

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente e com a ajuda da coordenadora do Eco-escolas, da docente de jardinagem e horta e auxiliar da ação educativa.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a ajuda da junta de freguesia foi revolvido o solo com uma fresa. Adicionou-se solo franco, uma vez que o solo era muito duro e com pedregulhos. A fertilização foi realizada com o composto do ano letivo anterior. usou-se também estrume de cavalo (de estábulo de uma professora da escola) que previamente esteve de molho em latões de água e depois foi bastante diluído.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

2 compostores oferecidos ela AmbiSousa: colocam-se os resíduos orgânicos em camadas alternadas de verdes e castanhos, revolvem-se semanalmente e quando estão dias sucessivos muito quentes rega-se aspergindo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas, tomates, pimentos, alfaces, rúcula, courgete, brócolos, feijão-verde, cebola, cenoura, batata, batata-doce, alhos, abóboras, repolho, salsa, tomilho, alecrim, oregãos, maracujás, morangos, amoreira, physalias, couves, pepinos e espinafres.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Assim que entra, pelas 7:30h, a auxiliar procede à rega com mangueira.
Quando há água da chuva ela é usada pelos alunos da UEE na rega de floreiras.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, de quinze em quinze dias, os alunos são alertados para procurar alterações nas folhas, na cor e forma. è feita a remoção de folhas velhas para o compostor e procurados ovos e/ou larvas de lagartas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho preto e lagarta verde da couve. O piolho com infusão de urtiga e a lagarta com uma solução de água, sal, sabão.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Entrega dos produtos no bar da escola para a preparação de sopa e salada.

15. Outros aspetos de realce da horta

A amoreira é usada para a criação do bico-da-seda. Estes servem para mostrar aos alunos do 5º ano a metamorfose do inseto (um dos conteúdos do programa de CN) mas também para a docente de apoio a CN laboratoriais um projeto do AEV que faz a articulação semanal com o 1º ciclo.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB/S de Rebordosa

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Professor coordenador da horta: Laurinda Moreira da Silva