EB Nº 1 de Rebordosa

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Aproximadamente 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

90 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

17

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Área de Formação Pessoal e Social, Estudo do Meio e Educação para a Cidadania.

3.3. N.º de alunos envolvidos

351

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

A associação de pais é um apoio imprescindível na concretização deste projeto, pois é através deles que conseguimos obter as ferramentas, sementes, estufa e todo o equipamento necessário para a horta. Não existe uma periodicidade fixa, pois fazem-se presente sempre que precisamos deles.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Agregamento de toda a comunidade escolar em torno da horta sobretudo na sua manutenção, bem como na venda de alguns produtos produzidos na horta (Feirinha das plantas).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada de forma rotativa pelas turmas, ou seja a horta está dividida em canteiros de maneira a que cada turma tenha o seu. Cada professor titular de turma reparte as tarefas necessárias pelos seus alunos, nomeadamente a observação de culturas, arranque de infestantes, sacha e rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro é feia a delimitação do espaço, depois procede-se à cava do terreno e colocação de composto biológico. Por último procede-se à colocação das plantas e sementes.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita atavés da utilização de um compostor colocado dentro da horta. Dentro do compostor são colocados materiais secos e verdes provenientes da própria escola (resíduos da cantina e folhas secas dos espaços exteriores).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Fizemos sementeira sazonal. Ervas aromáticas (menta, hortelão, alecrim...), hortícolas (pencas, couve galega,ervilhas, favas, tremoços, alho francês,... ) e árvores de fruta (laranjeiras, limoeiros, medronheiros e amoreira).

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos de forma manual recorrendo ao uso de regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita através de observação direta por cada turma responsável.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realiza-se a Feirinha das Plantas e sempre que possível confeciona-se, na cantina da escola, refeições com alimentos provenientes da horta.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: EB Nº 1 de Rebordosa

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Professor coordenador da horta: Sónia Rosa Pinto