EB de Ladário

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o inicio do programa Eco Escolas

2. Área aproximada da horta (m²)

Menos de 30 metros

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Área do conhecimento do mundo/educação ambiental e formação cívica no 1º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Participam com serviços~
Com sementes e plantas
Colaboram nas plantações, uma vez por período.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Aparecimento de cultivo de mais hortas

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos participam na recolha de materiais e ajudam nas tarefas de plantações e manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Procedendo-se ao revolvimento da terra no inicio do ano com o apoio da Junta de Freguesia e enriquecendo o solo com o composto orgânico conseguido durante o ano anterior,

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos horticulas, plantas aromáticas e arbustos de frutos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De manha pelos alunos e ao fim da tarde pelo pessoal auxiliar

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Com a plantação de ervas aromáticas e procedendo á recolha e destruição dos animais

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

apoio à cantina e procedendo à venda sempre que possível nas feiras do estabelecimento

15. Outros aspetos de realce da horta

Identificação dos produtos, realização de experiências , atividades de expressão plastica, e articulação com as familias, e recolhas variadas

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: EB de Ladário

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Emília Pinto Janeiro