Escola EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há muitos anos mas esteve abandonada até ao início deste ano letivo em que o clube eco-escolas decidiu tomar conta dela e "colocar as mãos na Terra".

2. Área aproximada da horta (m²)

21

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais, Arte culinária, Ciências da Vida e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Foram chamados a ajudar em dois momentos principais, o início para que ensinassem técnicas agrícolas básicas e a meio do ano letivo para que nos ajudassem com ideias para afastar os caracóis que gostavam da nossa horta. No dia do eco-escolas foram chamados a ver e participar na nossa palestra prática de plantação de árvores.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As aulas de ciências dadas na horta são de uma riqueza que nenhum livro ou pwp pode dar, ver os produtos a crescer, comer um morango que plantámos ou saber distinguir uma erva daninha de um alho francês são aprendizagens que estavam perdidas e que em casa estão a ser esquecidas.
O entusiasmo, o crescente interesse em ir plantar, cavar, regar ou só ver se já cresceu foram uma constante ao longo destes seis meses.
Querer trazer os pais para ver foi também muito gratificante pois mostra que as nossas crianças gostam de trabalhar e mostrar aos pais que são capazes

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, o clube faz a manutenção necessária, às segundas feiras, às quartas os alunos de educação especial voltam a rever e as turmas de 5º e 6º anos vão sempre que os professores considerarem pertinente, normalmente uma vez por mês.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi feita a limpeza maior pela Junta de freguesia e depois os aluno responsáveis (clube e NEE) fizeram os canteiros e as plantações.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

As ervas que eram apanhadas semanalmente e os restos do legumes utilizados semanalmente na disciplina de arte culinária.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate, alface, feijão, ervilha, couve portuguesa,coração-de-boi, couve bróculo, couve-flor,curgete, rábano, salsa, coentros, basílico, beterraba, flores, favas, morangos, rúcula, alface, roxa, lisa e crespa, pimentos, pepinos, alho e alho francês.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água é recolhida num pequeno contentor e depois os alunos com um regados vão retirando para realizar pequenas regas no pé da planta.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Verificação semanal, no local.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e lesmas. Foram retirados, sempre que surgiam e por conselho de um encarregado de educação foram "contornados os canteiros com as borras do café provenientes dos bares da escola.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Semanalmente são apanhados os produtos para a confeção de uma refeição na disciplina de arte culinária e o excedente é vendido na escola a professores e funcionários.

15. Outros aspetos de realce da horta

Permitiu unir a comunidade de uma forma nunca antes vista, câmara municipal, junta de freguesia, associação de pais, alunos e professores todos fizeram questão de participar. Foi construído um guardião da horta, o espantalho Roberto que é o sucesso das fotos de todos os facebooks, incluíndo o dos adultos. Para o próximo ano fica a promessa para a guardiã, Robertina.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto

avatar

Professor coordenador da horta: Carla Andril