Centro de Bem Estar Social da Zona Alta

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas as áreas curriculares das OCEPEs

3.3. N.º de alunos envolvidos

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

6

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Numa fase inicial os avós vinham semanalmente ajudar. Neste momento vêm de 3 em 3 semanas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Maior perceção por parte das crianças de todo o processo de cultivo de legumes de forma saudável
Relativamente à família, neste caso aos avós, este projeto através do saber fazer dos avós, permitiu uma partilha de saberes essenciais ao crescimento das crianças. Tendo em conta a dimensão da horta o impacto ao nível da comunidade, foi sobretudo em termos de comunidade escolar, conseguindo-se ir retirando da horta produtos que usamos na alimentação. O super legume construído por uma outra sala, culminou com a confeção de uma sopa de nabo, retirada na horta... E todas as crianças da instituição têm sido envolvidas da observação/evolução da horta e sensibilizadas para a sua importância.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Encontrando-se duas salas envolvidas, uma parte da horta é da responsabilidade da sala 2 heterog. com os legumes e a sala 4 com as verduras. As ervas aromáticas ficaram distribuídas por ambas as salas. É da responsabilidade de cada uma das salas dia sim dia não regar a horta se for necessário, arrancar ervas, retirar caracóis e acompanhar o crescimento das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Desde logo, foram envolvidas crianças, funcionárias e avós para a tarefa de limpeza, retirar ervas, Depois uns avós trouxeram terra dos seus terrenos, com estrume de cavalo misturado, e espalhou-se por todo o espaço. Retiramos ainda no nosso compostor composto que misturamos (recorrendo a ancinhos) ao preparado anterior.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A sala 1 Heterorg. sendo a responsável pela mesma, recorre semanalmente ou sempre que se entende justificar, um produto diferente para colocar no compostor. Assim desde cascas de fruta e legumes, restos de verduras, cascas de ovo, recolhidos na nossa cozinha, relva do corte, ramos de árvores aparados, folhagem que vai caindo das árvores. Num mapa afixado na sala, regista-se cada produto colocado, e sempre que possível vamos retirando por baixo composto pronto a ser usado.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Verduras, legumes, ervas aromáticas morangueiros e algumas flores.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Recorrendo-se à água de ares condicionados , (garrafas invertidas colocadas na terra junto às plantas, com sistema tipo gota a gota. e também com regador utilizado essa mesma água.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que vamos à horta observamos e se encontramos pequenos insetos ou ovos retirasmos, tal como os caracóis, ( quem mais nos vista).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Visitas ao marcado, a hortas de avós e familiares, confeção de refeições, ( sopas, saladas, )

15. Outros aspetos de realce da horta

o Envolvimento dos Avós neste projeto e a aprendizagem pela ação por parte das crianças. As experiências vividas no terreno, foram e são a melhor forma da criança apreender conhecimento e informação. Depois a sensibilização para a importância de cuidarmos do ambiente e de nós próprios.

15.1. Link para a página da horta

jornalinho da escola

 

Publicado por: Centro de Bem Estar Social da Zona Alta

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Professor coordenador da horta: Isabel Maria Alves Correia