Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

Horta de cerca de 120 m2, implantada num pomar com laranjeiras e limoeiros de mais de 1000 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Núcleo Hortas Bio e Oficina de Ecologia Agrícola (alunos de CEI)

3.3. N.º de alunos envolvidos

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Alguns alunos e professores participaram nas atividades da horta.
Para a divulgação das plantações da horta foram feitas visitas pelos alunos do 2º ciclo. Estes alunos tiveram oportunidade de contactar com algumas espécies e foram sensibilizados para a importância da agricultura biológica.
Algumas plantas foram utilizadas pelo curso profissional de cozinha para confecionar alguns pratos.
As ervas aromáticas plantadas foram bastante utilizadas na cantina escolar e pelo curso de cozinha, na cozinha pedagógica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção foi feita pelos alunos do núcleo Hortas Bio e pelos alunos de CEI que fazem parte de uma oficina de Ecologia Agrícola.

7. Como é feita a preparação do solo?

1º Delimitação de espaços e marcação.
2º Cava do terreno e fresagem da restante zona do pomar por elementos da Junta de Freguesia.
3º Colocação de composto e estrume.
4º Colocação das plantas e sementes

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com materiais secos e verdes provenientes da própria escola (resíduos da cantina e folhas secas dos espaços exteriores).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata, feijão verde; ervilha, couve e fava; ervas aromáticas; cogumelos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos dos núcleos utilizando uma mangueira, a partir de um poço existente no pomar. Na altura de maior calor é feita 2 a 3 vezes por semana, nas horas de menor calor para não se perder tanta água.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação das plantas e arranque de partes doentes e contamos com joaninhas e sapos com abundância. Foi utilizada a infusão de urtigas para regar e borrifar as plantas cultivadas, servindo como fungicida e repelente de alguns insetos. Foram também introduzidas ervas aromáticas que atuam como captadores de polinizadores.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta


Confeção de alimentos pelos alunos do curso de cozinha em atividades organizadas pela escola em que se abrem as portas à comunidade.
Foi organizado um posto de venda dos produtos resultantes da horta, durante todo o ano.
No final do ano letivo, no dia Eco-Escolas, foi criado um ponto de apresentação e venda de produtos da horta e foi feita a plantação de ervas aromáticas em garrafas de água para venda.




15. Outros aspetos de realce da horta

Deu-se continuidade à cultura de cogumelos em tronco de eucalipto iniciada no ano anterior.
Neste ano letivo, foi construído um jardim vertical com ervas aromáticas pelos alunos do curso vocacional.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação

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Professor coordenador da horta: Fátima Manuela Oliveira Marta Santos Melo