Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

60 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

biologia e geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta constitui-se como uma forma de sensibilização da comunidade/alunos acerca dos benefícios das boas práticas agrícolas para a saúde e para o ambiente. Desta forma, pretendemos formar cidadãos mais exigentes e atentos que optem por uma alimentação mais saudável e sustentável. Simultaneamente, ao promover o contacto com a natureza e com as boas práticas agrícolas estamos a desenvolver um maior sentimento de respeito para com a mesma.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização das tarefas a realizar na horta é estabelecida pelos professores responsáveis e as tarefas são repartidas por grupos de alunos que, de acordo com a sua disponibilidade de horário se deslocam à mesma. O acompanhamento aos alunos é sempre realizado por um professor. O auxiliar da ação educativa/jardineiros também estão envolvidos nas tarefas da horta, sempre que necessário e, em particular, nos períodos correspondentes às interrupções das atividades letivas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização do solo é realizada com a utilização de estilha e/ou outros compostos naturais, procedendo-se a uma constante rotação de culturas. A limpeza é realizada de forma contínua e os resíduos resultantes são depositados em recipiente destinado à compostagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais utilizados na compostagem derivam de resíduos vegetais provenientes da limpeza e/ou manutenção dos jardins e da horta biológica existentes no espaço escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface verde frisada, alface roxa frisada, alface folha de carvalho, funcho, espinafres, couve, pimpinelas (chu-chu), couve-flor, couve coração, beterraba, salsa, rúcula, tomate cherry, nabos, chicória, pimento, manjericão e segurelha.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é determinada de acordo com as necessidades das plantas, realizada de forma manual e utilizando uma pistola de rega com redutor.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, a monitorização é realizada através de observação direta e de forma sistemática (semanalmente).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Apesar da resposta anterior, consideramos importante referir que algumas culturas foram, pontualmente, afetadas por lagartas e caracóis. Contudo, não realizamos qualquer tipo de intervenção preventiva na medida em que os danos provocados nas culturas foram residuais.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os responsáveis pelo projeto (professores e alunos) promovem a comercialização dos produtos hortícolas biológicos produzidos através da realização de mercados regulares.
Paralelamente, procedemos também à venda de plantas ornamentais e ervas aromáticas, em vasos reutilizados para o efeito. Estas plantas resultam de sementeira realizada na estufa.

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta biológica funciona em articulação com uma estufa, espaço criado este ano letivo na escola com o objetivo de promover o envolvimento dos alunos e um maior conhecimento sobre as boas práticas agrícolas. Simultaneamente, realizamos atividades de sementeira na estufa com o objetivo de proceder à sua transplantação para a horta biológica.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

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Professor coordenador da horta: Ana Zita Martins Aniceto