Escola EB1/PE do Livramento - Monte

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A criação da horta biológica na escola, bem como as atividades de manutenção e conservação, como forma de mostrar aos alunos a importância da natureza, das plantas, dos animais e a relação entre estes e o ser humano, deu-se há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

As duas hortas bio têm uma área aproximada de 50 metros quadrados, no entanto, apesar da reduzida área, quisemos ter uma grande variedade de árvores, plantas e produtos hortícolas, como forma de mostrar a maior variedade possível de espécimes.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

As áreas curriculares de 1º ciclo e as áreas das atividades de enriquecimento do currículo

3.3. N.º de alunos envolvidos

115

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Tentamos envolver diretamente a participação das famílias e restante comunidade escolar na horta bio através de visitas à horta, no sentido da escola divulgar o trabalho feito pelos alunos, mostrando àquelas a importância que a escola dá às temáticas da Preservação do Meio Ambiente, da Educação Ambiental e da educação para uma cidadania mais responsável e consciente. Por outro lado, a participação das famílias passa também pela ajuda, de vez em quando, nos trabalhos mais pesados da horta. Por fim, apelamos aos encarregados de educação a contribuir e doar, com frequência, algumas sementes e plântulas para cultivo na horta bio, numa tentativa de os integrar e de participação mais ativa. De vez em quando, os alunos também solicitam aos pais alguns produtos para o compostor da escola, trazendo assim de casa borras de café, cascas de alimentos, cascas de ovos, etc..

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Assim sendo, as atividades realizadas nas hortas bio têm o propósito de mostrar às crianças o ciclo do nascimento, crescimento e reprodução das plantas, no sentido de perceberem e valorizarem os alimentos que usamos na nossa alimentação. Desta forma, os alunos podem acompanhar de perto o crescimento das plantas, chegando mesmo a colherem os produtos da horta para depois os consumirem nas refeições diárias. Trabalhamos assim a Educação Ambiental e a Educação Alimentar em parceria e é-nos gratificante ver o empenho e alegria demonstrados pelos alunos.
Outro dos propósitos da criação das hortas bio foi o aproveitamento e valorização dos espaços envolventes à Escola que estavam desvalorizados, inacessíveis aos alunos e demais adultos e consequentemente mal cuidados. Pelo que a escola, com o apoio dos pais/ encarregados de educação, da Junta de Freguesia do Monte e da Câmara Municipal do Funchal, conseguiu devolver àqueles espaços a acessibilidade por forma a desenvolver aos alunos o contacto com a terra e as atividades com elas relacionadas, criando assim um espaço agradável de trabalho em equipa e um verdadeiro laboratório/ aula ao ar livre, onde as crianças podem estudar e experimentar as temáticas abordadas na sala de aula relacionadas com o Estudo do Meio.
A criação das hortas bio teve ainda o propósito de mostrar às crianças, alunos e demais comunidade escolar (Pais, Professores e Funcionários) os benefícios de uma agricultura biológica, mais amiga do ambiente e respeitadora dos ritmos de crescimento das plantas, por forma a conseguir obter alimentos de grande qualidade nutricional e muito mais saborosos, sensibilizando todos os elementos da comunidade escolar para a temática de uma agricultura mais amiga do ambiente e de uma alimentação saudável.
Assim, a horta bio veio trazer uma nova dinâmica à escola através das atividades desenvolvias no âmbito ambiental e ecológico, a par de uma valorização e rentabilização dos espaços verdes circundantes, pois, alguns dos produtos hortícolas são vendidos à comunidade educativa a preços simbólicos, como forma de promover uma alimentação saudável e dar a conhecer o trabalho realizado pelos alunos, professores e funcionários deste estabelecimento de ensino.
Os impactos mais visíveis da horta bio na comunidade e alunos da escola têm sido:
- A preocupação com a preservação do meio ambiente;
- O cuidado com uma alimentação mais saudável;
- O conhecimento adquirido, isto é, tanto os alunos, como a comunidade educativa estão mais conscientes e despertos para a importância destas práticas mais amigas do ambiente e mais saudáveis - criação de uma consciência coletiva e responsável. Desta forma e pelo trabalho realizado ao longo deste ano e no ano transato, a EB1/PE do Livramento foi galardoada pela Câmara Municipal do Funchal com o 3º e 1º prémio respetivamente no concurso Uma Escola Um Jardim – participação na categoria Horta Bio.
Finalmente, este espaço é considerado pelos alunos e professores uma aula ao ar livre, promovendo atividades variadas e diferenciadas, criadoras de mais aprendizagem para toda a comunidade escolar, o que nos levou a implementar, durante o presente ano letivo, um projeto e uma nova estratégia de ensino que passam por criar uma sala de aulas ao ar livre onde, pelo menos, uma vez por mês cada turma terá a sua aula curricular ao ar livre, como forma diferenciadora de aprendizagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A originalidade deste projeto na nossa escola passa por envolver tanto as atividades de enriquecimento do currículo, como as atividades curriculares da escola e consequentemente os alunos e professores, funcionários e Encarregados de Educação nas tarefas, experiências e atividades ao ar livre relacionadas com os trabalhos de manutenção da horta bio ao longo do ano letivo. A horta bio para além de ser um espaço de trabalho, experimentação é também um espaço de contacto com a natureza, que permite à comunidade escolar acompanhar o ritmo da natureza, às vezes tão difícil de perceber em ambiente citadino.
Além do mais, todos os alunos da escola têm por semana uma hora para o projeto Eco-escolas, que está contabilizada em horário da turma dentro das atividades de enriquecimento do currículo. Desta maneira, quando há tarefas a serem desenvolvidas e realizadas no âmbito da horta bio e as condições climatéricas ajudam, os alunos vão à horta bio com o professor e um funcionário para realizarem as tarefas que estão escaladas numa lista de trabalhos a realizar durante a semana. As tarefas são agendadas e realizadas de acordo com as necessidades da horta e com a faixa etária dos alunos que estão escalados. Os alunos do 3º e 4ºanos conseguem ajudar nas tarefas mais pesadas e demoradas, por sua vez os alunos do 1º, 2º e as crianças da pré, realizam tarefas mais leves e menos demoradas.
Todas as semanas, os funcionários e os professores que estão ao cuidado da horta combinam as tarefas que precisam de ser realizadas, no sentido de ter a horta sempre organizada.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita no início de cada ano letivo (preparação inicial) e ao longo do mesmo consoante as necessidades de cada tabuleiro de cultura e início da plantação das próximas plantas em ciclos contínuos. Assim sendo, no início de cada ano letivo, em setembro e outubro, a horta leva uma limpeza profunda e cuidada de todas as infestantes, posteriormente o solo é cavado e os tabuleiros de cultivo são organizados tendo em conta as plantas que vamos semear ou plantar. Depois de cavado o solo é fertilizado com o composto orgânico que é retirado dos dois compostores que temos na horta e que são alvo de trabalhos para mais um ciclo de compostagem ao longo dos 9 meses seguintes.
Enriquecido que está o solo, este é dividido em tabuleiros ajustados às necessidades das plantas e tendo em conta o programa de cultivo que a escola define para esse ano. Durante o ano letivo, a escola (alunos, professores, funcionários e pais) vão ajustando as necessidades de fertilização dos tabuleiros de plantação às culturas presentes; pelo que se pede a colaboração da comunidade educativa no sentido de poderem ajudar na angariação de todo o tipo de fertilizantes orgânicos e biológicos como estrume de animais, composto e estilha de vegetal.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem na nossa horta bio é feita ao longo de todo o ano letivo num ciclo contínuo e interminável de aproveitamento e reciclagem de todos os materiais orgânicos vegetais que são produzidos pela limpeza dos jardins, pela limpeza da própria horta e pelos restos vegetais crus utilizados na confeção das refeições dos alunos na cozinha. Somente não são aproveitados os materiais que constituam um risco acrescido para a preparação do composto, como ramos e galhos muito grossos de árvores, plantas infestantes com sementes resistentes ao processo de compostagem e alimentos cozidos e cozinhados, por atraírem insetos e animais indesejados (ratos).
Por outro lado, ao longo do ano letivo, pedimos a colaboração da Câmara Municipal do Funchal no sentido de nos cederem uma carrinha cheia de estilha vegetal limpa e seca para complementar e intercalar com o material vegetal verde e assim melhorar o processo de compostagem. Além disso, os alunos e Encarregados de Educação contribuem com outros elementos orgânicos, como borras de café - pais que trabalham em bares - estrume de animais, cascas de ovo, etc.. Refira-se que o composto orgânico que é produzido nos dois compostores quase que é suficiente para as necessidades da horta bio.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As hortas bio, no seu conjunto, têm uma área aproximada de 50 metros quadrados, no entanto, apesar da reduzida área, quisemos ter uma grande variedade de árvores, plantas e produtos hortícolas, como forma de mostrar a maior variedade possível de espécimes, de entre os quais destacamos:
- Árvores de fruto: figueira, nespereira, bananeiras de três espécies diferentes, araçás, pitangueira, papaieira, anoneira e diospireiro.
- Hortícolas: alfaces de várias espécies, pimentão, favas, couve-flor, brócolos, repolhos, couve de todos os dias, espinafres, acelgas, rúcula, cebola, cenoura, nabos, alho francês, beringela, funcho de bolbo, batatas, batata-doce de várias espécies, inhame, beterraba, espargos, tomates e pimpinelas.
- Ervas aromáticas e de chá: alecrim, funcho, poejo, boldo, tomilho, tomilho limão, caninha citronela, orégãos, macela - camomila, duas espécies de hortelã, cidreira, alfazema, malva de chá, erva canela, manjericão, salsa e aipo.
- Plantas que produzem fruto ou comestíveis: fisális, pera meloa, maracujás de várias espécies, cana-de-açúcar, morangueiros e abacaxi.
- Plantas de flor de corte: Vários tipos de próteas
- Espécies endémicas: Dragoeiro, barbuzano, louro, til.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita semanalmente consoante as necessidades de cada cultura e tendo em conta a máxima eficiência e eficácia da mesma. Assim sendo é estabelecido um plano semanal em que é atribuída a rega da horta a uma turma que esteja a frequentar as atividades de enriquecimento do currículo alternadamente, sempre que possível. Quando os alunos não podem realizar a tarefa de regar as plantas, os funcionários da escola realizam a tarefa. O processo de rega é realizado sempre nas horas do dia de menor calor, de manhã ou ao final da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Aquando das visitas semanais à horta bio para as tarefas planeadas, é feita uma observação direta do estado sanitário das plantas e árvores. Desta forma, conseguimos, ao longo do ano, intervir precocemente em todos os focos de infestação e doença, no sentido de minimizar as perdas. Assim que é detetada alguma praga ou doença pelos alunos, professores ou funcionários, a mesma é referenciada e devidamente identificada tendo em vista o seu tratamento.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos uma infestação de míldio e oídio no início da primavera, devido às altas temperaturas e à humidade constante. Estas doenças, logo que detetadas foram tratadas com enxofre em pó e posteriormente com sulfato de cobre diluído em água, como forma de prevenção. As plantas mais afetadas foram eliminadas da horta, para não propagarem mais a doença. Tivemos o cuidado de explicar aos alunos a origem da doença fungicida, a sua causa e não colocámos as plantas doentes arrancadas no compostor, pois isso poderia infetar o solo e as novas plantas aquando da fertilização.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

O trabalho realizado no âmbito da horta bio ao longo deste ano e no ano transato permitiu à EB1/PE do Livramento a participação no concurso Uma Escola Um Jardim – participação na categoria Horta Bio – promovido pela Câmara Municipal do Funchal. Desta forma, a escola e os alunos foram distinguidos com o 3º e 1º prémios respetivamente.
Por outro lado, a horta bio tem permitido a realização semanal – à sexta-feira – de um mercadinho, em que tanto os professores, como os pais e funcionários da escola podem comprar produtos de excelente qualidade para consumo próprio.
Alem do mais, a horta bio possibilita à escola a introdução de alimentos biológicos no menu da escola; pois são cedidos semanalmente alguns produtos hortícolas à cantina nesse sentido.
Finalmente, este espaço é considerado pelos alunos e professores uma aula ao ar livre, promovendo atividades variadas e diferenciadas, criadoras de mais aprendizagem para toda a comunidade escolar, o que nos levou a implementar, durante o presente ano letivo, um projeto e uma nova estratégia de ensino que passam por criar uma sala de aulas ao ar livre onde, pelo menos, uma vez por mês cada turma terá a sua aula curricular ao ar livre, como forma diferenciadora de aprendizagem.

15. Outros aspetos de realce da horta

Ao longo do presente ano letivo 2016/17, à semelhança dos anos transatos, a EB1/PE do Livramento Monte tem-se pautado por trabalhar junto dos alunos e da comunidade educativa a vertente ambiental, no sentido de incutir em toda a comunidade a formação cognitiva dos valores ecológicos através de comportamento e atitude ambientalmente sustentáveis.
Acreditamos, pois, que uma sociedade com cidadãos mais informados e conhecedores do património ambiental regional/ global será uma sociedade mais consciente e reflexiva, bem como uma sociedade mais responsável, percebendo que o bem-estar social depende em grande parte do estado de conservação ecológico e ambiental onde cada um vive.
Neste sentido, a educação ambiental, na nossa escola, tem sido um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, relacionando-se ainda com práticas de tomada de decisão que conduzem à melhoria da qualidade de vida.
Desta forma, este processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para as questões ambientais, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada e contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica dos alunos, desenvolve-se principalmente através da implementação e participação no Programa Eco-escolas. Desenvolvido em contexto sala de aula e no exterior, procuramos trabalhar não apenas para a mudança da cultura ambiental da comunidade educativa, mas também para a transformação de uma sociedade ambientalmente sustentável, assumindo o futuro como responsabilidade de cada um.
Neste sentido e a par das atividades desenvolvidas na sala de aula, os alunos puderam, ao longo dos últimos três anos letivos, usufruir de um conjunto de iniciativas constantes no Plano Eco-escolas, em que se inserem variadas iniciativas de carácter ecológico. De entre elas, destacamos, com especial relevo, a implementação de duas hortas biológicas na escola, assim como de atividades de manutenção e conservação dos jardins envolventes, como forma de mostrar aos alunos a importância da natureza, das plantas, dos animais e da relação entre estes e o ser humano – Bioma.
Estando a Escola do Livramento Monte atualmente inserida num meio urbano, certo é que, em tempos, a área da Freguesia do Monte foi uma importante zona agrícola, em que as pessoas estavam intimamente relacionadas e dependentes da terra como forma de subsistência. Assim sendo, com a criação das nossas hortas biológicas, quisemos voltar a proporcionar aos alunos o contacto com as tradições, com o solo e com o “milagre” de ajudar a crescer plantas, demonstrando-lhes a importância da agricultura, da preservação e valorização do solo.
A originalidade deste projeto na nossa escola passa por envolver tanto as atividades de enriquecimento do currículo, como as atividades curriculares da escola e consequentemente os alunos e professores em tarefas, experiências e atividades ao ar livre, permitindo a horta bio que aqueles alunos e professores possam ter um laboratório de experiências e um observatório real/ natural e externo ao ambiente sala de aula, ao qual estavam circunscritos. A horta bio para além de ser um espaço de trabalho, experimentação é também um espaço de contacto com a natureza, que permite à comunidade escolar acompanhar o ritmo da natureza, às vezes tão difícil de perceber em ambiente citadino.

15.1. Link para a página da horta

https://www.facebook.com/escolalivramento/ (Página da escola onde são postadas atividades relacionadas com a Horta bio)

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Livramento - Monte

avatar

Professor coordenador da horta: António José Dinis Pimenta