Escola EB 2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais; Desenvolvimento Pessoal e Social - Horta.

3.3. N.º de alunos envolvidos

2

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Apoiaram no fornecimento de sementes e embalagens vazias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O projeto envolve alunos com currículo especifico individual. Tem como objetivos, desenvolver aptidões para a vida ativa, o seu desenvolvimento psicomotor e transmitir conhecimentos académicos através de atividades práticas no âmbito da matemática, ciências naturais e português.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente os alunos e professores deslocam-se a este espaço e acompanham o crescimento das culturas, retirando ervas daninhas, acomodando-as ao solo, ou colhendo se for caso disso.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com pequenos instrumentos manuais e a fertilização é feita com o composto obtido no compostor.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e restos das árvores dos espaços exteriores, restos de cascas dos legumes e frutos utilizados na cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, beterrabas, tomateiros, couve, cebolo, cebolinho, alho francês, morangos, alecrim, salsa, coentros, hortelã, alfazema e amores-perfeitos...

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente, mas não têm existido.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos que colhidos, alfaces já foram utilizadas na cantina e as restantes vendidas à comunidade escolar.

15. Outros aspetos de realce da horta

As culturas encontram-se no solo em espaço exterior, outras numa pequena estufa e outras em espaço vertical.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão

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Professor coordenador da horta: Noémia Cristina Silva Castelão