Escola Básica de Ribeira de Neiva

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3

2. Área aproximada da horta (m²)

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

1.º ciclo (Estudo do Meio, Português) Clube Eco-Escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram com o fornecimento das plântulas e sementes quando solicitadas pelos professores para as atividades.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O impacto da horta ainda é pequeno, embora se fosse verificando um interesse crescente, principalmente nos alunos do 2.º e 3.º ciclo, professores e assistentes operacionais relativo ao papel das aromáticas na horta e alimentação.
A procura de aromáticas na feirinha quinhentista excedeu as expectativas e a degustação das águas aromatizadas e infusões é sempre sucesso na comunidade escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é assegurada por dois assistentes operacionais e pelo Clube Eco-Escolas em colaboração com os professores.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita manualmente com recurso a enxadas, ancinhos e outras alfaias. O coberto verde é aproveitado para envolvimento direto no solo.
Para a fertilização do solo é utilizado o composto produzido na escola com os restos das plantas, folhas das árvores e a borra de café do bar.
Para maior enriquecimento do solo é ainda adicionado algum composto orgânico biológico (adquirido), quer na altura da preparação quer quando as plantas estão em crescimento.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É realizada através da compostagem (pilhas e compositor de madeira).
Materiais utilizados: palhas, cascas, folhas, podas, borras de café do bar dos professores; desperdícios de cozinha da cantina composto basicamente por cascas, desperdícios e restos de frutas e legumes e por cortes de relva dos jardins – tendo o cuidado de alternar, sucessivamente, no compostor/pilha as camadas de material castanho e verde, sendo que a primeira e última camada, são sempre materiais castanhos para evitar ação da luz solar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

1 - Alface, cebola, penca 2 - Batata, feijão ; 3 - Alface e salsa; coração; 4 - Alho, alface, couve-portuguesa; 5 - Alho-francês, alface; ;
Na zona mais larga da horta plantámos uma bordadura de ervas aromáticas (alecrim, rosmaninho, erva-cidreira, hortelã, oregãos, funcho e no meio da horta plantámos flores (gladíolos, lírios e zínias) com o intuito de funcionarem como plantas inseticidas/ insetífugas e, ainda outras com a função de plantas-armadilhas. Junto ao gradeamento de limite, está colocada uma bordadura de agapanto

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita pelo Clube Eco-Escolas.
Inflizmente ainda não conseguimos tanques/bidões com capacidade para aproveitar a água da chuva. Assim, somos obrigados a gastar água da rede de abastecimento.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Inspeção regular das culturas para verificar o seu aspeto pelos assistentes operacionais e pelos membros do clube Eco-Escolas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Como o plantio se iniciou bastante tarde, só se efetuaram as culturas de primavera/verão. Assim as cebolas só agora começar a apresentar bom desenvolvimento, a batata ainda não está madura... O intuito é fazer o seu aproveitamento para a realização de sopas e para os alunos levarem para as suas casas.
Relativamente às aromáticas fizeram-se algumas degustações de águas aromatizadas e infusões quer na cantina, quer no bar dos professores quer na casinha de madeira.
Através do Clube Eco-Escolas participou-se na feirinha quinhentista com a venda vasos de plantas aromáticas e de flores e saquinhos de cheiro de lavanda.

15. Outros aspetos de realce da horta

Mais do que a motivação para a produção, o aspeto de maior importância da horta é permitir aos alunos do 1.º ciclo acompanhar o desenvolvimento das plantas no modo de produção biológico.
Para os mais crescidos, ainda falta implementar o seu aproveitamento experimental. Ficando, neste momento, aquém do espectável, pois só os alunos do clube Eco-Escolas tiram proveito das dinâmicas da horta.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica de Ribeira de Neiva

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Professor coordenador da horta: Arlindo Pilar Amaro Areias