EB1 Artur Martinho Simões

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro de 2016 que se começou a preparar o espaço para acolher a horta.

2. Área aproximada da horta (m²)

cerca de 15m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do meio, português, Matemática e expressão plástica.

3.3. N.º de alunos envolvidos

213

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram convidadas a construir espantalhos com os seus filhos para a horta. Tivemos uma grande adesão apareceram cerca de 60 espantalhos que foram colocados no stand do "Amadora Educa", que é a exposição anual de trabalhos do Concelho.
A participação da nossa escola consistiu numa mostra de plantas cultivadas e semeadas, uma explicação diária de como se faz um minhocário, temos dois na nossa horta, e da importância deste para a agricultura biológica.
A horta tem sido um instrumento que tem permitido inserir os pais na escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças encontram-se muito mais sensibilizadas para a agricultura biológica. São as crianças que realizam as tarefas da horta logo estão muito mais familiarizadas com as tarefas de uma horta, cultivo, plantação, sementeira e rega.
As crianças ficam com um maior conhecimento do desenvolvimento e produção das plantas biológicas.
O contato próximo com a natureza leva as crianças a perceber que esta se deve proteger e torna-as mais responsáveis ecologicamente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos divididos em grupos com o acompanhamento dos professores fazem a manutenção diária da horta, regam as plantas e retiram-lhes as ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A nossa horta é quase totalmente vertical feita com garrafões e outros recipientes recicláveis, devido à sua pequena dimensão. O cultivo é totalmente feito em vasos e outros recipientes.
A fertilização é feita com o produto do minhocário que é sustentado com cascas de frutos, folhas, borras de café, palhas e outros.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Através de dois minhocários feitos com baldes de tinta usados.
Restos de cascas que as cozinheiras nos disponibilizam do refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são variadas temos cenouras, batata, cebola, beterraba, cebolas, rabanetes, couves, morangos, framboesas e muitas plantas aromáticas como: manjericão, salsa, coentros, hortelã e outros.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos , com regador e sempre que possível com água que aproveitamos da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas o professor responsável pela horta verifica a existência de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Fizemos uma exposição dos produtos cultivados num stand de uma exposição promovida pela Câmara Municipal: "Amadora Educa".

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta permite que se estudem temas como alimentação e ecologia.
Envolver toda a comunidade educativa no "Projeto Martinho a Cultivar".

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: EB1 Artur Martinho Simões

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Professor coordenador da horta: Margarida Faustino e Marina Pascoal