Escola EB 2,3 Dr. João de Barros

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É o primeiro ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação Visual, Ciências Naturais e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Com a recolha das calças usadas, sementes e recipientes para colocação das sementes.
Ao longo do ano letivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Através desta "Horta criativa" de Aromáticas procuramos dar a conhecer aos alunos a necessidade de implementação de ervas aromáticas na promoção de uma alimentação mais saudável.
Cozinhar com ervas aromáticas é muito saudável e é recomendado o seu uso, em troca de condimentos menos saudáveis, como o sal, por exemplo.
É nosso entendimento de que «bons hábitos» se constroem desde cedo e esta exposição, funcionará assim, a par das nossas práticas quotidianas como um estímulo para consciencializar os alunos a adotarem práticas alimentares saudáveis assim, como a aprendizagem das propriedades das ervas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São os alunos que estão organizados por equipas semanais e são responsáveis pela rega e manutenção das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi colocado um material de drenagem nas "Eco-Maternidades" (pedras pequenas) . Foi adicionado o substrato. O substrato era composto de terra com húmus - resultante de compostagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos da preparação da comida do refeitório e relva do jardim da escola. Despejam-se num
compostor, onde são cobertos com alguns ramos, agulhas de pinheiro e folhas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alecrim, cebolinho, coentros, estragão, erva cidreira, erva príncipe, hortelã, oregãos, salsa e tomilho.


11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não houve necessidade, uma vez que é em vasos que se encontra protegidos e vigiados todos os dias.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

15. Outros aspetos de realce da horta

É uma horta criativa e fácil de deslocar para qualquer sítio.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Dr. João de Barros

avatar

Professor coordenador da horta: Isabel Cristina Cardoso Campina Simões Lourenço Lucas