Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Escola tem desenvolvido a atividade da horta pedagógica desde há mais de 20 anos, ultimamente no mesmo local.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem uma área de 70 metros quadrados aproximadamente (7m x 10m).

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais e Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos transmitem às suas famílias o gosto e os conhecimentos que desenvolvem nos trabalhos na horta. As famílias são convidadas a vir à Escola, no 1º período, para colaborar na preparação do terreno da horta e sempre que se vendem produtos hortícolas, plantas aromáticas e medicinais (produzidos na horta e no canteiro de aromáticas, ou não) e plantas autóctones, fornecidas pela Escola Superior Agrária de Coimbra.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A valorização dos conhecimentos e a aquisição de experiências que os alunos da equipa Eco-Escola manifestam, têm impacto na comunidade educativa, nomeadamente junto dos seus pares, família e professores. A divulgação dos produtos biológicos junto da comunidade educativa incentiva a sua aquisição e sensibiliza para um futuro mais sustentável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início do ano letivo, é apresentado aos alunos da escola um horário de acordo com a sua disponibilidade e a dos professores da equipa Eco-Escola para posterior inscrição de alunos voluntários.
A manutenção da horta é assegurada pelos alunos que se voluntariam e que se inscrevem na equipa Eco-Escola da qual fazem também parte 5 professores. Desenvolveram todas as atividades com ela relacionadas, designadamente: preparação do terreno, sementeira e plantação das plantas selecionadas, monda, rega e separação de resíduos para compostagem. Foram sendo treinadas algumas técnicas agrícolas.
Foram desenvolvidas as mesmas atividades no âmbito da manutenção do canteiro das plantas aromáticas.
Durante as interrupções letivas, a rega é normalmente assegurada por uma funcionária.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo da horta (argiloso) tem vindo a ser melhorado com a incorporação de areia e de matéria orgânica.
A mobilização é manual e mínima e as ervas não desejadas são arrancadas e deixadas sobre os passeios entre os canteiros para fornecimento de matéria orgânica. No início do ano lectivo foi incorporado no solo todo o composto existente à altura no compostor. As borras de café do bar da Escola são também utilizadas para incorporar no solo da horta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com: folhas, ervas, restos de vegetais, borras de café, pacotes de chá, cascas e restos orgânicos domésticos que alguns professores e outros funcionários trazem.
De vez em quando mexemos os resíduos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Horta: favas, batata, batata doce, beterraba, alface, alho-francês, cebolas, alhos, cenouras, tomateiros, espinafres, couve-alta e outras, morangos, fisalis, medronheiros, boldo, salsa, ervilhas, girassóis, chuchu, camomila, courgettes, coentros, erva-príncipe, hortelã e cidreira. Tentamos plantar estas plantas em consorciações favoráveis.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Este ano foi muito seco pelo que não tivemos problemas de drenagem de águas mas sim de falta de água. Um encarregado de educação ofereceu um recipiente para armazenamento de água da chuva e a Junta de Freguesia de Esgueira ofereceu um contentor também para armazenamento de água (da chuva e não só). Utilizamos uma mangueira e/ou regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Faz-se a monitorização das doenças mas, como a área é pequena, o controlo possível é manual.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Divulgação/ feira de plantas autóctones.
- Utilização de algumas plantas aromáticas, no bar da escola, para fazer infusões para alunos e professores.
- Confeção de algumas sopas por parte da Educação Especial.
- Vendas de produtos hortícolas.

15. Outros aspetos de realce da horta

Todo o conhecimento e envolvimento dos alunos que trabalham na horta é muito valioso para o seu futuro e para a sustentabilidade do planeta. Nós podemos constatar o espanto destes alunos, a maior parte deles sem qualquer contacto com a realidade do campo, quando se envolvem nesta atividade.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Teresa de Oliveira Graça Casau