Jardim de Infância de A. dos Cunhados

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1º Ano

2. Área aproximada da horta (m²)

• Criação de uma pequena horta biológica.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

3.3. N.º de alunos envolvidos

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

6

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

• Criação de uma pequena horta biológica com alguns legumes e ervas aromáticas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- O empenho das crianças e dos encarregados de educação em dinamizar a horta.
- Havendo uma vontade de uma maioria querer fazer a sua própria horta em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- Com a participação das famílias na decoração dos vasos; pneus,com a colocação da terra e cedência das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

- Foi feito a limpeza do terreno e a preparação dos pneus , porque a nossa horta é mista, uma parte em pequenos canteiros e outra em vasos de material reciclado.
Na fertilização foi utilizado o composto do nosso compostor.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

- Folhas secas recolhidos do jardim.
- Ervas da limpeza e restos da horta.
- Casca da fruta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

- Criando grupo de 3 crianças que rotativamente, fazem a rega sempre que necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não houve pragas na horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta


Os produtos colhidos na horta, foram repartidos por pequenos cabazes, um por criança para levarem para casa para assim poderem confeccionar e saborear os produtos Biológicos por eles plantados e cuidaram, tomando conhecimento: Como se Planta; Como se desenvolve; Como se produz, e por fim como se confecciona e se saboreia...

15. Outros aspetos de realce da horta

A importância da horta biológica na preservação do ambiente e proteção do planeta: (Cursos de água e aquecimento global).

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Jardim de Infância de A. dos Cunhados

avatar

Professor coordenador da horta: Isabel Maria Neves Costa