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a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

45

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Actividade curricular 'Hora Verde'

3.3. N.º de alunos envolvidos

82

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

6

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Oferta de plantas e sementes, participação nas atividades de manutenção da horta (cavar, mondar);
Contribuição com frascos de vidro para compotas ou outros materiais para manutenção dos espaços;
Participação em diversos eventos (mercadinhos, degustação de infusões, celebração do Dia Mundial da Árvore).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças aprendem a distinguir plantas, legumes, frutos. Aprendem como são cultivadas as várias espécies (sementeiras, plantações, propagação por estacaria) bem como os cuidados que cada espécie requer. A dinamização da horta permite também desenvolver a consciência ecológica de cada criança e o respeito pela natureza.
A envolvência da comunidade educativa permite às famílias o contacto com as várias espécies existentes no nosso espaço, bem como degustação de infusões de plantas aromáticas, compra de produtos biológicos e consciencialização para a importância da agricultura biológica (mais saudável e mais sustentável para o planeta).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diariamente são desenvolvidas atividades com cada grupo de crianças (divididas por anos letivos) tornando-as responsáveis pela manutenção dos espaços (monda, poda, rega).
Mensalmente desenvolvem-se atividades de sementeiras, propagação por estacaria, transplantações.
Estas atividades são definidas em planificação anual.

7. Como é feita a preparação do solo?

Semanalmente são dinamizadas atividades de monda (remexer a terra, retirar ervas daninhas). Com a colaboração da comunidade educativa é realizado o revolvimento do solo. Numa lógica de agricultura sustentável, não são utilizados fertilizantes químicos na nossa horta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi construído um compostor, com o auxílio dos pais, a partir de madeira reutilizada.
Os desperdícios alimentares, como cascas de fruta e legumes da nossa instituição, são depositados dentro do compostor juntamente com os vulgarmente chamados "bichos-da-conta", que contribuem para a degradação da matéria orgânica. De forma a evitar a concentração de cheiro e a presença de insetos, é colocada uma camada de folhas e restos de plantas secas por cima da matéria orgânica.
Periodicamente, as crianças retiram o composto para aplicação no solo da horta e jardim das aromáticas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?


• A hortelã-vulgar, a hortelã-pimenta, a hortelã-da-ribeira, o poejo e os aromas mais recentes de outras, como a hortelã-laranja, hortelã-morango e a hortelã-chocolate.
• Os tomilhos (vulgar e o limão), tão aromáticos e apreciados na culinária, tal como a a segurelha, a salsa e os coentros.
• O manjericão e os orégãos que são logo associados às tão apreciadas massas, pizas e saladas.
• A camomila, o limonete, a erva-príncipe e a erva-cidreira, como sendo ‘chás’ (infusões) conhecidas para a indisposição e dor de barriga ou até para proporcionar um sono mais tranquilo.
• A mais recente aquisição, a planta-açucarada (Stévia), cujas folhas fazem a delícia de muitos pequenos!
• A perpétua-roxa, conhecida pela sua capacidade expetorante, muito apreciada pela coloração das flores.
• Tomate-cereja, propagados em estufa, as deliciosas cenouras, os vários tipos de abóbora e pimentos, as courgettes, beringela e diversos tipos de couve (couve-de-bruxelas, couve-galega, couve-flor, couve-bróculos, couve-lombarda), o cebolinho que estimula o apetite. Não podendo faltar as alfaces, a rúcula, os alhos, cebolas, ervilheiras, feijão-verde e favas, espinafres, rabanetes, beterraba e nabos.

• Espécies autóctones (originárias do nosso país): o azevinho, espécie com estatuto de proteção, o folhado, uma relíquia da floresta Laurisilva, o pilriteiro e a murta que oferecem bagas muito apreciadas pelas aves, o loureiro, o ingrediente que nunca falta na cozinha portuguesa. Nos canteiros mais pequenos foram introduzidas espécies ornamentais aromáticas, como a alfazema, o rosmaninho, a gilbardeira, uma planta protegida na Europa, a malva-rosa, um inseticida natural e a salva-ananás com um acentuado aroma a ananás e cujas flores são comestíveis. Um outro canteiro foi aproveitado para plantas morangueiros.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, diariamente é realizada a rega e observação das espécies.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Anualmente são realizados 3 mercados de venda de legumes, frutas, plantas aromáticas, infusões/chás e doces/compotas.
As infusões/chás são produzidas em colaboração com as crianças através da secagem de plantas aromáticas, embalamento e rotulagem.
Os doces/compotas são produzidos no decurso de atividades planificadas, utilizando frutas e plantas aromáticas existentes na nossa horta.
Todos os produtos, vendidos nos mercados realizados, são embalados e rotulados pelas crianças recorrendo à reutilização de materiais (pacotes de iogurtes, pacotes de leite).

15. Outros aspetos de realce da horta

Encontra-se em estudo um método de realização de compostagem que será implementado brevemente.
Pontos de relevância:
• Divulgação do projeto (Revista Linhas, Diário de Aveiro e Jornal online da UA) https://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=42139
• Parceria com a Câmara Municipal de Aveiro. Plantação de carvalhos, azevinhos e loureiros no Parque da Cidade no âmbito do Dia da Árvore (sensibilizar crianças e pais para a importância dos espaços verdes urbanos)
• Elaboração do Mercadinho da Casa Verde
Ensino informal da ciência das plantas
o Morfologia Floral. Constituintes de uma flor. Tipos de corola
o Pigmentos que dão cor às folhas e às flores (Ecoestampagem)


As atividades são desenvolvidas durante a Hora Verde, e o programa passa pela sementeira, plantação, monda, colheita, recolha de sementes, preparação, secagem, entre outras atividades que enquadram os muitos usos das plantas na nossa vida.
Estas atividades têm por objetivo proporcionar às crianças um contacto mais direto com o mundo das plantas, a compreensão da sua presença no nosso dia-a-dia, a perceção da sua importância, o respeito pelos outros seres vivos, a importância da conservação da diversidade das plantas para um mundo mais sustentável e equilibrado.
Aprendem a conhecer as plantas, como se cultivam, as suas utilizações, propriedades e como dependemos delas.
Com este contacto mais próximo ao mundo das plantas, as crianças começam a perceber que a diversidade de plantas é muito importante e que está associada a um conceito mais vasto, a Biodiversidade, essencial para a sobrevivência humana.
A reutilização de materiais são essenciais para o desenvolvimento de várias atividades, como por exemplo as embalagens de leite, de iogurtes, couvettes de gelado, latas diversas, material recolhido na instituição e trazidos de casa pelos meninos, servem para a sementeira e para as primeiras fases do desenvolvimento das plantas.
A estufa, construída aproveitando uma estrutura metálica existente no exterior, é o local para as primeiras fases do desenvolvimento das plantas, incluindo sementeira e outras formas de propagação (estacaria, mergulhia), mas também para outras atividades, nomeadamente a recolha das sementes, a secagem das plantas e outras atividades relacionadas com as plantas:
• ecoestampagem, aproveitando os pigmentos naturais das plantas para estampar as capas do caderno de registos da Casa Verde.
• elaboração de sabonetes artesanais recorrendo às essências naturais e propriedades de algumas plantas, como alecrim e alfazema;
• técnicas ancestrais japonesas intimamente ligadas às plantas, como kokedama, bolas de musgo e Ikebana, arranjos florais;
• atividades culinárias permitindo utilizar os benefícios de algumas plantas, como as bagas de goji e a stévia, um açúcar vegetal.

15.1. Link para a página da horta

acasaverdeciaq.blogs.sapo.pt

 

Publicado por: centro infancia arte e Qualidade

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Professor coordenador da horta: Iracema Vanina Araújo